Lição 4 - CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR - 25/04/10

| 0 comentários |


Chorando aos pés do Senhor

Lição – 3 (CPAD)
25 de abril de 2010
2° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.  




SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista: Jeremias 9.1-3, 5-9
Estudo:  Jeremias 9.1-26


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



Versão Revista e Corrigida – ARC

1     Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2     Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de aleivosos;
3     e estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o SENHOR.
4     Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.
5     E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente.
6     A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR.
7     Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; por que, de que outra maneira procederia com a filha do meu povo?
8     Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior arma-lhe ciladas.
9     Porventura, por estas coisas não os visitaria? --diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta?
10   Pelos montes levantarei choro e pranto e pelas pastagens do deserto, lamentação; porque já estão queimadas, e ninguém passa por elas; nem já se ouve mugido de gado; desde as aves dos céus até aos animais, andaram vagueando e fugiram.
11   E farei de Jerusalém montões de pedras, morada de dragões, e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas.
12   Quem é o homem sábio, que entenda isso? E a quem falou a boca do SENHOR, para que o possa anunciar? Por que razão pereceu a terra e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela?
13   E disse o SENHOR: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela.
14   Antes, andaram após o propósito do seu coração e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
15   Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer alosna a este povo e lhe darei a beber água de fel.
16   E os espalharei entre nações que não conheceram, nem eles nem seus pais, e mandarei a espada após eles, até que venha a consumi-los.
17   Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai e chamai carpideiras, para que venham; e mandai procurar mulheres sábias, para que venham também.
18   E se apressem e levantem o seu lamento sobre nós; e desfaçam-se os nossos olhos em lágrimas, e as nossas pálpebras destilem águas.
19   Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas.
20   Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do SENHOR, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai o pranto a vossas filhas, e cada uma, à sua companheira, a lamentação.
21   Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças.
22   Fala: Assim diz o SENHOR: Até os cadáveres dos homens jazerão como esterco sobre a face do campo e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha.
23   Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas.
24   Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
25   Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que visitarei a todo circuncidado com o incircunciso.
26   Ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos do seu cabelo, que habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.


Versão Revista e Atualizada – ARA

1     Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2     Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores;
3     curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, diz o SENHOR.
4     Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.
5     Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade.
6     Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR.
7     Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os acrisolarei e os provarei; porque de que outra maneira procederia eu com a filha do meu povo?
8     Flecha mortífera é a língua deles; falam engano; com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas.
9     Acaso, por estas coisas não os castigaria? --diz o SENHOR; ou não me vingaria eu de nação tal como esta?
10   Pelos montes levantarei choro e pranto e pelas pastagens do deserto, lamentação; porque já estão queimadas, e ninguém passa por elas; já não se ouve ali o mugido de gado; tanto as aves dos céus como os animais fugiram e se foram.
11   Farei de Jerusalém montões de ruínas, morada de chacais; e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas.
12   Quem é o homem sábio, que entenda isto, e a quem falou a boca do SENHOR, homem que possa explicar por que razão pereceu a terra e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela?
13   Respondeu o SENHOR: Porque deixaram a minha lei, que pus perante eles, e não deram ouvidos ao que eu disse, nem andaram nela.
14   Antes, andaram na dureza do seu coração e seguiram os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
15   Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que alimentarei este povo com absinto e lhe darei a beber água venenosa.
16   Espalhá-los-ei entre nações que nem eles nem seus pais conheceram; e enviarei a espada após eles, até que eu venha a consumi-los.
17   Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai e chamai carpideiras, para que venham; mandai procurar mulheres hábeis, para que venham.
18   Apressem-se e levantem sobre nós o seu lamento, para que os nossos olhos se desfaçam em lágrimas, e as nossas pálpebras destilem água.
19   Porque uma voz de pranto se ouve de Sião: Como estamos arruinados! Estamos sobremodo envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas.
20   Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do SENHOR, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; ensinai o pranto a vossas filhas; e, cada uma à sua companheira, a lamentação.
21   Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças e os jovens, das praças.
22   Fala: Assim diz o SENHOR: Os cadáveres dos homens jazerão como esterco sobre o campo e cairão como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha.
23   Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24   mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
25   Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos:
26   ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.


Nova Versão Internacional – NVI

1     Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.
2     Ah, se houvesse um alojamento para mim no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me dele. São todos adúlteros, um bando de traidores!
3     “A língua deles é como um arco pronto para atirar.É a falsidade, não a verdade, que prevalece nesta terra.a Eles vão de um crime a outro; eles não me reconhecem”,declara o Senhor.
4     “Cuidado com os seus amigos,não confie em seus parentes.Porque cada parente é um enganador,e cada amigo um caluniador.
5     Amigo engana amigo,ninguém fala a verdade.Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem.c
6     De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.
7     Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?
8     A língua deles é uma flecha mortal; eles falam traiçoeiramente. Cada um mostra-se cordial com o seu próximo, mas no íntimo lhe prepara uma armadilha.
9     Deixarei eu de castigá-los?”, pergunta o Senhor. “Não me vingarei de uma nação como essa?”
10   Chorarei, prantearei e me lamentarei pelos montes por causa das pastagens da estepe; pois estão abandonadas e ninguém mais as percorre. Não se ouve o mugir do gado; tanto as aves como os animais fugiram.
11   “Farei de Jerusalém um amontoado de ruínas, uma habitação de chacais. Devastarei as cidades de Judá até não restar nenhum morador.”
12   Quem é bastante sábio para compreender isso? Quem foi instruído pelo Senhor, que possa explicá-lo? Por que a terra está arruinada e devastada como um deserto pelo qual ninguém passa?
13   O Senhor disse: “Foi porque abandonaram a minha lei, que estabeleci diante deles; não me obedeceram nem seguiram a minha lei.
14   Em vez disso, seguiram a dureza de seus próprios corações, indo atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.
15   Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vejam! Farei este povo comer comida amarga e beber água envenenada.
16   Eu os espalharei entre nações que nem eles nem os seus antepassados conheceram; e enviarei contra eles a espada até exterminá-los”.
17   Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Considerem: Chamem as pranteadoras profissionais; mandem chamar as mais hábeis entre elas.
18   Venham elas depressa e lamentem por nós, até que os nossos olhos transbordem de lágrimas e águas corram de nossas pálpebras.
19   O som de lamento se ouve desde Sião:‘Como estamos arruinados! Como é grande a nossa humilhação! Deixamos a nossa terra porque as nossas casas estão em ruínas’ ”.
20   Ó mulheres, ouçam agora a palavra do Senhor; abram os ouvidos às palavras de sua boca.Ensinem suas filhas a lamentar-se;ensinem umas as outras a prantear.
21   A morte subiu e penetrou pelas nossas janelas e invadiu as nossas fortalezas, eliminando das ruas as crianças e das praças, os rapazes.
22   “Diga: Assim declara o Senhor:“ Cadáveres ficarão estirados como esterco em campo aberto, como o trigo deixado para trás pelo ceifeiro, sem que ninguém o ajunte.”
23   Assim diz o Senhor:“Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,
24   mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade,com justiça e com retidão sobre a terra,pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.
25   “Vêm chegando os dias”, declara o Senhor, “em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,
26   como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeçad e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinadoe.”


Versão Linguagem de Hoje – BLH

1      (8-23) Eu gostaria que a minha cabeça fosse como um poço de água e que os meus olhos fossem como uma fonte de lágrimas, para que eu pudesse chorar dia e noite pela minha gente que foi morta.
2      (9 -1) Eu gostaria de ter um lugar para ficar no deserto, onde pudesse estar longe do meu povo. Todos eles são adúlteros, são um bando de traidores.
3      (9 -2) Estão sempre prontos para contar mentiras. O que manda na terra é a desonestidade, e não a verdade. O Deus Eterno diz: "O meu povo faz maldade em cima de maldade e não quer saber de mim."
4      (9 -3) Cada um precisa estar prevenido contra o seu amigo, e ninguém pode confiar no próprio irmão porque todo irmão é tão falso como Jacó. Todos andam caluniando os seus amigos.
5      (9 -4) Todos eles enganam os seus conhecidos, e ninguém fala a verdade. Eles ensinaram a sua língua a mentir; pecam e não abandonam a sua vida de pecado.
6      (9 -5) Fazem uma violência atrás da outra e tapeação em cima de tapeação. Deus diz que este povo não quer aceitá-lo.
7       (9 -6) Por causa disso, o Eterno, o Todo-Poderoso, diz: "Vou purificar o meu povo como se faz com o metal; eu o farei passar por uma prova. O meu povo fez o mal – o que é que eu posso fazer com ele?
8      (9 -7) A sua língua é como uma flecha envenenada, e a sua boca fala mentiras. Cada um diz palavras amáveis ao seu vizinho, mas na verdade está preparando uma armadilha para ele.
9      (9 -8) Será que eu não devo castigá-los por causa dessas coisas? Não devo me vingar de uma nação como esta? Eu, o Deus Eterno, falei."
10   (9 -9) Eu, Jeremias, disse: "Vou chorar por causa das montanhas, vou lamentar porque as pastagens estão secas, e ninguém passa por elas. Não se ouve mais o mugido do gado; as aves e os animais selvagens fugiram e foram embora."
11   (9-10) Deus disse: "Vou fazer Jerusalém virar um montão de pedras, um lugar onde moram lobos. E as cidades de Judá se transformarão num deserto onde ninguém mora."
12   (9-11) Eu perguntei: -Ó Deus Eterno, por que a nossa terra está em ruínas? Por que está seca como um deserto, tão seca, que ninguém passa por ela? Quem é bastante inteligente para entender isso? Será que explicaste essas coisas a alguém, para que essa pessoa possa explicar aos outros?
13   (9-12) E o Eterno respondeu: -Isso aconteceu porque o meu povo abandonou os ensinamentos que eu lhe dei. Eles não me obedeceram, nem fizeram o que mandei.
14   (9-13) Pelo contrário, foram teimosos e adoraram as imagens do deus Baal, como os pais deles ensinaram.
15   (9-14) Agora, escute o que eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vou fazer. Darei ao meu povo plantas amargas para comer e água envenenada para beber.
16   (9-15) Espalharei o meu povo pelo meio de nações que nem eles nem os seus antepassados sabiam que existiam. Mandarei exércitos contra o meu povo, até que seja completamente destruído.
17   (9-16) O Eterno, o Todo-Poderoso, disse: "Atenção! Chamem mulheres que são pagas para chorar, mulheres que saibam cantar músicas tristes."
18   (9-17) O povo disse: "Que elas venham depressa e cantem uma canção triste para nós para que os nossos olhos se encham de lágrimas e fiquem molhados de tanto chorar!"
19   (9-18) Ouçam o povo de Sião chorando e dizendo: "Estamos perdidos! Estamos muito envergonhados! As nossas casas foram derrubadas, e temos de deixar a nossa terra."
20   (9-19) Eu disse: "Mulheres, ouçam o que o Deus Eterno disse e dêem atenção às suas palavras. Ensinem as suas filhas a chorar; ensinem as suas amigas a cantar canções tristes.
21   (9-20) A morte subiu pelas nossas janelas e entrou nos nossos palácios. Acabou com as crianças nas ruas e com os moços nas praças dos mercados.
22   (9-21) Os corpos dos mortos cairão, serão como esterco espalhado nos campos, como espigas cortadas e caídas das mãos dos que fazem a colheita, espigas que ninguém recolhe. Isso é o que Deus me mandou dizer."
23   (9-22) O Eterno disse: -O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza.
24   (9-23) Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o Eterno, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o Deus Eterno, falei.
25   (25-26) (24-25) O Eterno disse ainda: -Está chegando o tempo em que vou castigar o povo do Egito, de Judá, de Edom, de Amom, de Moabe e todos os que vivem no deserto e costumam cortar o cabelo bem curto. Todos esses povos são circuncidados, mas não têm guardado a aliança, que foi selada pela circuncisão. Todos esses povos e todo o povo de Israel não têm guardado a aliança que fizeram comigo.
26   (25-26) (24-25) O Eterno disse ainda: -Está chegando o tempo em que vou castigar o povo do Egito, de Judá, de Edom, de Amom, de Moabe e todos os que vivem no deserto e costumam cortar o cabelo bem curto. Todos esses povos são circuncidados, mas não têm guardado a aliança, que foi selada pela circuncisão. Todos esses povos e todo o povo de Israel não têm guardado a aliança que fizeram comigo.



OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.





SEÇÃO II

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.




COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”


O coração doente

O sentimento (9:2-8) muda agora de piedade avassaladora para uma amargura compreensível. O povo é uma raça de traidores e, se a sua fidelidade lho consentisse, Jeremias abandoná-lo-ia por completo. Além disso, toda aquela corrupção acarretaria como santa reação o castigo de Deus. Volta a ouvir-se o cântico de lamento da seu coração (9-11). Os versículos 12 a 15 ensinam-nos novamente qual é a colheita resultante da infidelidade e da falta de adoração.

9.13 Nem andaram nela
Isto refere-se, não à voz de Deus, mas à Sua Lei, ambas mencionadas neste versículo.

9.15 Alosna... água de fel
Duas coisas que aparecem sempre juntas e que, como metáforas, representam qualquer experiência desagradável. O povo será sujeito ao sofrimento mais amargo.

Provavelmente os versículos 16 a 21 revelam outro elemento na tristeza do profeta – um laivo de ironia no tocante às carpideiras profissionais. De que valem essas mulheres (compare-se com II Cr 35:25; Mat. 9:23) quando a morte (personificada) entra pela janela? O único descanso que o coração de Jeremias pode conhecer baseia-se no fato de, para além da sabedoria ou da força, se encontrarem a misericórdia, justiça e retidão de Deus (23,24), coisas estas que são o Seu deleite.

9.19 Eles transtornaram as nossas moradas
Compare-se com II Reis 25:9.

9.22,23 Fala... Assim diz o Senhor
Este oráculo parece isolado onde se encontra, mas revela o caráter incisivo da mensagem moral de Jeremias. Embora circunciso, Judá é deficiente em dedicação íntima, pelo que se encontra sujeito ao castigo de ser tão pagão e tão exposto à punição como as nações que o cercam. O ritual pode ser perfeito e, no entanto, não evitar a condenação ética. Esta passagem antecipa o ensino de Paulo sobre a distinção entre a circuncisão da carne e a do coração.

9.26 Todos os que cortam os cantos do seu cabelo
O texto parece referir-se ao costume de certas tribos árabes, que cortavam o cabelo em forma circular, em honra de Daco (Heródoto 3:18), hábito este proibido em Lev. 19:27.



COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
DE R. K. HARRISON, DA EDITORA MUNDO CRISTÃ – SÉRIE CULTURA BÍBLICA


Corrupção e ruína de Judá (9.1-26)

Jeremias faz uma lista dos pecados do seu povo, numa passagem muito comovente, e chora a destruição que virá inevitavelmente, por causa da apostasia continuada.

9.2-3
Jeremias passa da figura de alguém que chora sem parar como uma fonte perene para uma pessoa ansiosa para escapar à corrupção. Para ele é preferível viver no deserto a ver as coisas degradantes que acontecem na cidade. O hebraico do v. 3 (TM v. 2) está mal traduzido em nossas versões, e poderia soar assim: Como um arco eles curvam a sua língua; falsidade é o seu arco. Eles foram bem sucedidos na terra, mas não no interesse da verdade. Vão de um mal a outro... O pecado de Judá provém de um desprezo proposital de Deus (cf Jz 2:10, Os 4:1).

9.4-7
Vendo como Judá era traiçoeiro e infiel para com Deus, Jeremias compreendeu que cada um era Jacó (enganador). As palavras ‘āqōb yā’ qōb (não faz mais do que enganar) são um trocadilho com o nome de Jacó (Gn 27:36). Mentira, engano, traição, adultério e idolatria eram pecados cotidianos em Judá, e o povo literalmente tinha se cansado de praticar o mal. Continuavam rejeitando o Deus que se tinha revelado na história, e tinham de ser punidos por terem traído o amor da aliança. Deus não tinha escolha: tinha de fazer seu povo passar pela prova do sofrimento.

9.8-11
A calamidade de uma nação apóstata que caminha diretamente para a destruição provoca fortes emoções em Jeremias. Ele descreve a destruição de Judá em cores vivas, retratando as pastagens do deserto assoladas, onde antes o gado pastava normalmente (Êx 3:1), e por onde vagavam aves e animais (cf 4:25). Em breve somente chacais habitariam nas ruínas (cf 10:22, 49:33, 51:37). A cena nos lembra Jesus lamentando o destino de Jerusalém, alguns séculos mais tarde (Mt 24:1-28, Mc 13:1-23, Lc 21:5-24); as causas espirituais da destruição ainda eram as mesmas.

9.12-16
O lamento e o vôo dos pássaros sem dúvida seriam palavra suficiente para o sábio, mas o povo é tão cabeçudo e ansioso por viver segundo os costumes pagãos, e não segundo o padrão da aliança, que esta mesma teimosia os lançará na ruína. A opinião geral sobre os deuses canaanitas é que eles eram governados por El e sua esposa Aserá. Filho mitológico destes dois era Baal, o deus da fertilidade, uma divindade cósmica que em alguns textos ugaríticos aparece como o maior deus do panteão canaanita. Este culto lascivo com suas orgias tinha atraído muitas gerações de israelitas. Agora Jeremias aponta o dedo para a maldade dos pais que encorajaram seus filhos a pecar; o resultado final é castigo (Êx 20:5), descrito aqui figuradamente por absinto e água venenosa. O salário do pecado sempre é a morte (Rm 6:23).

9.17-22
Jeremias toca uma corda sensível comparando a morte com um ceifeiro horrível. Lamentando a destruição de Jerusalém ele intensifica o quadro da desolação chamando as carpideiras profissionais (17), para que chorem bem alto. Estas pessoas geralmente seguiam atrás do caixão, em um funeral, lamentando a alta voz o passamento do defunto (cf Mt 9:23). Agora experimentarão o real significado do luto pessoal, porque a morte viera reclamar suas vítimas em Judá sem respeitar idade ou sexo. A alusão pode ser a uma epidemia, que facilmente surgia num cerco, mas isto é, no mínimo, incerto em uma passagem poética. A LXX omite as primeiras palavras do v. 22.

9.23-26
Nesta situação de crise, o único descanso do sábio é conhecer a misericórdia (µese¼) e a justiça de Deus (cf 1° Co 1:31, 2º Co 10:17). ese¼ é usado geralmente no Antigo Testamento para o amor da aliança (benevolência, amor constante, devoção fiel), pois Deus está dando ênfase em sua firmeza moral, contrastando-a com a infidelidade do seu povo. Em um adendo Jeremias afirma que os judeus, mesmo circuncidados no corpo, não tinham se dedicado interiormente aos ideais espirituais do Sinai, procurando o prazer em vez de glorificar a Deus em corpo e espírito (1º Co 6:20), de forma que não eram melhores que seus vizinhos pagãos. Só poderiam esperar punição. O grupo de nações mencionado, possivelmente, formou uma aliança contra a Babilônia, sob a liderança do Egito. Cortar o cabelo nas têmporas (49:32) era proibido pela lei (Lv 19:27); a referência pode ser a algumas tribos árabes que faziam isto para honrar a Baco (Heródoto iii. 18).




SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você. 

Lição 3 - ANUNCIANDO OUSADAMENTE A PALAVRA DE DEUS - 18/04/10

| 0 comentários |



Anunciando Ousadamente
a Palavra de Deus

Lição – 3 (CPAD)
11 de abril de 2010
2° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.  




SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista: Jeremias 7.1-11
Estudo:  Jeremias 7.1-34


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



Versão Revista e Corrigida – ARC

1     A palavra que foi dita a Jeremias pelo SENHOR, dizendo:
2     Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.
3     Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
4     Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.
5     Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras fizerdes juízo entre um homem e entre o seu companheiro,
6     se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
7     eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século.
8     Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas.
9     Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
10   e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações?
11   É, pois, esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isso, diz o SENHOR.
12   Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel.
13   Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes,
14   farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.
15   E vos arrojarei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.
16   Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
17   Não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18   Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para fazerem bolos à deusa chamada Rainha dos Céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
19   Acaso é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não antes a si mesmos, para confusão dos seus rostos?
20   Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, e sobre os homens, e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se -á e não se apagará.
21     Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne.
22     Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que vos tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
23   Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
24   Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás e não para diante.
25   Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os.
26   Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os ouvidos, mas endureceram a sua cerviz e fizeram pior do que seus pais.
27   Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.
28   E lhes dirás: Uma gente é esta que não dá ouvidos à voz do SENHOR, seu Deus, e não aceita a correção; já pereceu a verdade e se arrancou da sua boca.
29   Corta o cabelo da tua cabeça, e lança -o fora, e levanta o teu pranto sobre as alturas; porque já o SENHOR rejeitou e desamparou a geração do seu furor;
30   porque os filhos de Judá fizeram o que era mal aos meus olhos, diz o SENHOR; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem.
31   E edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas; o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
32   Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que nunca se chamará mais Tofete, nem vale do filho de Hinom, mas o vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver mais lugar.
33   E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
34   E farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz de folguedo, e a voz de alegria, e a voz de esposo, e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.

Versão Revista e Atualizada – ARA

1     Palavra que da parte do SENHOR foi dita a Jeremias:
2     Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.
3     Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras, e eu vos farei habitar neste lugar.
4     Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do SENHOR, templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.
5     Mas, se deveras emendardes os vossos caminhos e as vossas obras, se deveras praticardes a justiça, cada um com o seu próximo;
6     se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,
7     eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre.
8     Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.
9     Que é isso? Furtais e matais, cometeis adultério e jurais falsamente, queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis,
10   e depois vindes, e vos pondes diante de mim nesta casa que se chama pelo meu nome, e dizeis: Estamos salvos; sim, só para continuardes a praticar estas abominações!
11   Será esta casa que se chama pelo meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.
12   Mas ide agora ao meu lugar que estava em Siló, onde, no princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo de Israel.
13   Agora, pois, visto que fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, começando de madrugada, e não me ouvistes, chamei-vos, e não me respondestes,
14   farei também a esta casa que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós outros e a vossos pais, como fiz a Siló.
15   Lançar-vos-ei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, a toda a posteridade de Efraim.
16   Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
17   Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18   Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
19   Acaso, é a mim que eles provocam à ira, diz o SENHOR, e não, antes, a si mesmos, para a sua própria vergonha?
20   Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; arderá e não se apagará.
21   Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne.
22   Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
23   Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.
24   Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.
25   Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei.
26   Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais.
27   Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.
28   Dir-lhes-ás: Esta é a nação que não atende à voz do SENHOR, seu Deus, e não aceita a disciplina; já pereceu, a verdade foi eliminada da sua boca.
29   Corta os teus cabelos consagrados, ó Jerusalém, e põe-te a prantear sobre os altos desnudos; porque já o SENHOR rejeitou e desamparou a geração objeto do seu furor;
30   porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o SENHOR; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem.
31   Edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente.
32   Portanto, eis que virão dias, diz o SENHOR, em que já não se chamará Tofete, nem vale do filho de Hinom, mas o vale da Matança; os mortos serão enterrados em Tofete por não haver outro lugar.
33   Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém haverá que os espante.
34   Farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz de folguedo e a de alegria, a voz de noivo e a de noiva; porque a terra se tornará em desolação.

Nova Versão Internacional – NVI

1     Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:
2     “Fique junto à porta do templo do Senhor e proclame esta mensagem:“Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês de Judá que atravessam estas portas para adorar o Senhor.
3     Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.
4     Não confiem nas palavras enganosas dos que dizem: ‘Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’
5     Mas se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato, tratarem uns aos outros com justiça,
6     se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína,
7     então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.
8     Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.
9     “Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,
10   e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: ‘Estamos seguros!’, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes?
11   Este templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso”, declara o Senhor.
12   “Portanto, vão agora a Siló, o meu lugar de adoração, onde primeiro fiz uma habitação em honra ao meu nome, e vejam o que eu lhe fiz por causa da impiedade de Israel, o meu povo.
13   Mas agora, visto que vocês fizeram todas essas coisas”, diz o Senhor, “apesar de eu lhes ter falado repetidas vezes, e vocês não me terem dado atenção, e de eu tê-los chamado, e vocês não me terem respondido,
14   eu farei a este templo que leva o meu nome, no qual vocês confiam, o lugar de adoração que dei a vocês e aos seus antepassados, o mesmo que fiz a Siló.
15   Expulsarei vocês da minha presença, como fiz com todos os seus compatriotas, o povo de Efraim.
16   “E você, Jeremias, não ore por este povo nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele junto a mim, pois eu não o ouvirei.
17   Não vê o que estão fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18 Os filhos ajuntam a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa e fazem bolos para a Rainha dos Céus. Além disso, derramam ofertas a outros deuses para provocarem a minha ira.
19   Mas será que é a mim que eles estão provocando?”, pergunta o Senhor. “Não é a si mesmos, para a sua própria vergonha?”
20   Portanto, assim diz o Soberano, o Senhor: “A minha ardente ira será derramada sobre este lugar, sobre os homens, os animais, e as árvores do campo, como também sobre o produto do solo; ela arderá como fogo, e não poderá ser extinta”.
21   Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos! !
22   Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem lhes ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.
23     Dei-lhes, entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes vá bem.
24   Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.
25   Desde a época em que os seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje, eu lhes enviei os meus servos, os profetas, dia após dia.
26   Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, tornaram-se obstinados e foram piores do que os seus antepassados.
27   “Quando você lhes disser tudo isso, eles não o escutarão; quando você os chamar, não responderão.
28   Portanto, diga a eles: Esta é uma nação que não obedeceu ao Senhor, ao seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios.
29   Cortem os seus cabelos consagrados e joguem-nos fora. Lamentem-se sobre os montes estéreis, pois o Senhor rejeitou e abandonou esta geração que provocou a sua ira.
30   “Os de Judá fizeram o que eu reprovo”, declara o Senhor. “Profanaram o templo que leva o meu nome, colocando nele as imagens dos seus ídolos.
31   Construíram o alto de Tofete no vale de Ben-Hinom, para queimarem em sacrifício os seus filhos e as suas filhas, coisa que nunca ordenei e que jamais me veio à mente.
32   Por isso, certamente vêm os dias”, declara o Senhor, “em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança, pois ali enterrarão cadáveres até que não haja mais lugar.
33   Então os cadáveres deste povo servirão de comida para as aves e para os animais, e não haverá quem os afugente.
34   Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, pois esta terra se tornará um deserto.


Versão Linguagem de Hoje – BLH

1     (1 -3) O Deus Eterno mandou que eu fosse ao portão do Templo, aonde o povo de Judá estava indo para a adoração. Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel. A mensagem era esta: -Mudem de vida, mudem a sua maneira de agir, e eu deixarei que vocês continuem vivendo aqui.
2     (1 -3) O Deus Eterno mandou que eu fosse ao portão do Templo, aonde o povo de Judá estava indo para a adoração. Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel. A mensagem era esta: -Mudem de vida, mudem a sua maneira de agir, e eu deixarei que vocês continuem vivendo aqui.
3     (1 -3) O Deus Eterno mandou que eu fosse ao portão do Templo, aonde o povo de Judá estava indo para a adoração. Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel. A mensagem era esta: -Mudem de vida, mudem a sua maneira de agir, e eu deixarei que vocês continuem vivendo aqui.
4     Não confiem mais nestas palavras mentirosas: "Nós estamos seguros! Este é o Templo do Eterno, este é o Templo do Eterno, este é o Templo do Eterno!"
5     -Mudem de vida e parem de fazer o que estão fazendo. Sejam honestos uns com os outros.
6     Parem de explorar os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. Não matem mais pessoas inocentes neste lugar. E parem de adorar outros deuses, pois isso vai acabar com vocês.
7     Se vocês mudarem de vida, eu deixarei que continuem morando aqui, na terra que dei para sempre aos seus antepassados.
8     -Vejam! Vocês estão confiando em palavras mentirosas e sem valor.
9     Vocês roubam, matam, cometem adultério, juram para encobrir mentiras, oferecem sacrifícios a Baal e adoram outros deuses que vocês não conheciam no passado.
10   Fazem coisas que eu detesto, depois vêm e ficam na minha presença, no meu próprio Templo, e dizem: "Nós estamos seguros!"
11   Será que vocês estão pensando que o meu Templo é um esconderijo de ladrões? Eu tenho visto o que vocês estão fazendo. Sou eu, o Deus Eterno, quem está falando.
12   Vão a Siló, o primeiro lugar que escolhi para nele ser adorado, e vejam o que eu fiz ali por causa da maldade de Israel, o meu povo.
13   Vocês têm cometido todos esses pecados de que falei. Eu os avisei muitas e muitas vezes, mas vocês não quiseram me ouvir; e, quando eu chamei, não me responderam. Sou eu, o Eterno, quem está falando.
14   Por isso, a mesma coisa que fiz com Siló vou fazer com este meu Templo em que vocês confiam. O que fiz em Siló vou fazer neste lugar que dei a vocês e aos seus antepassados.
15   Vou expulsar vocês da minha presença como fiz com os seus parentes, o povo do Reino do Norte.
16   Deus disse: -Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque eu não atenderei.
17   Será que você não vê o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18   As crianças apanham lenha, os homens acendem o fogo, e as mulheres assam bolos para oferecerem à deusa que é chamada de "Rainha do Céu". Também derramam bebidas como oferta a outros deuses e fazem isso para me irritar e ferir.
19   Mas será que é a mim que eles estão ferindo? Eu afirmo que não! Eles estão ferindo a si mesmos e vão passar vergonha.
20   Assim eu, o Senhor Eterno, derramarei a minha ira e o meu furor sobre este lugar. Descarregarei o meu furor sobre as pessoas e os animais e até sobre as árvores e as plantações. E a minha ira será como um fogo que ninguém pode apagar.
21   -Alguns sacrifícios são completamente queimados sobre o altar, mas a carne de outros sacrifícios vocês têm o direito de comer. Porém eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, digo que não me importo que vocês comam a carne toda.
22   Quando tirei do Egito os seus antepassados, não dei ordens a respeito do oferecimento de animais que são completamente queimados nem a respeito de outros tipos de sacrifícios.
23   Mas o que ordenei foi que me obedecessem, de modo que eu seria o Deus deles, e eles seriam o meu povo. Disse que vivessem sempre como eu tinha mandado, para que tudo corresse bem para eles.
24   Mas eles não me deram atenção, nem obedeceram. Ao contrário, fizeram tudo o que o seu coração teimoso e mau queria. Assim, em vez de melhorarem, eles pioraram.
25   Desde o dia em que os seus antepassados saíram do Egito até hoje, tenho sempre mandado todos os meus servos, os profetas, a vocês.
26   Mas vocês não lhes deram atenção, nem obedeceram. Ao contrário, continuaram teimosos e fizeram ainda pior do que os seus antepassados.
27   -Portanto, Jeremias, você dirá todas essas palavras, mas eles não vão dar atenção; você os chamará, mas eles não vão responder.
28   Você lhes dirá que eles são um povo que não obedece a mim, o Eterno, o Deus deles. São um povo que não aceita ser corrigido. Não existe mais sinceridade; nem se fala mais nisso.
29   Deus disse ainda: "Chore, povo de Jerusalém. Corte os seus cabelos e jogue fora. Cante música triste no alto dos montes, pois eu, o Eterno, estou irado e abandonei o meu povo."
30   -O povo de Judá fez uma coisa que eu acho errada. Eles colocaram os seus ídolos, que eu detesto, no meu Templo e o mancharam. Sou eu, o Deus Eterno, quem está falando.
31   Construíram um altar que foi chamado de Tofete, no vale de Ben-Hinom, e ali queimam os seus filhos e filhas como sacrifício. Eu não dei ordem para isso e nunca pensei nisso.
32     Portanto, certamente virá o tempo em que esse lugar não será mais chamado de Tofete nem de vale de Ben-Hinom, mas de vale da Matança. Vão enterrar gente em Tofete por não haver outro lugar.
33   Os mortos servirão de comida para as aves e para os animais selvagens, e não haverá ninguém para os espantar.
34   A terra ficará deserta. E eu acabarei com os gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamento, tanto nas cidades de Judá como nas ruas de Jerusalém.


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.





SEÇÃO II

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.




COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”

AS ILUSÕES ACERCA DA SEGURANÇA DO TEMPLO (7:1 - 10:25)
Para Judá, o templo era sacrossanto e, portanto, impregnável a todos os ataques. Se acontecesse o pior, Iavé sem dúvida interviria para salvar a cidade onde colocara o Seu nome. Ora, Jeremias afirma aqui justamente o oposto. Também Siló era considerada inviolável, mas foi derrubada. O "sermão no templo" aqui reproduzido não menciona o alarme e a fúria que provocou. Todavia, no capitulo 26 essa informação é-nos dada entre os sumários históricos da segunda parte do livro, indicando-nos também o perigo a que o profeta se expôs no seu arrojado testemunho.


a) O Sermão no Templo (7 :1-8 :3)
A chamada do profeta ao povo para que se reúna às portas do templo é mais breve na Septuaginta do que no texto massorético: "Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá".


1. UM AVISO (7.3-2 O)
A mensagem começa, com uma advertência. Que a nação ponha os olhos no destino de Siló. Põe-te à porta (2). O profeta deverá proclamar a sua mensagem numa das portas do templo, ficando o povo no átrio exterior separado do interior pelas respectivas portas. Talvez esta mensagem fosse transmitida durante qualquer dos grandes festivais, quando haveria normalmente grande ajuntamento de povo às portas do templo.

Os vossos caminhos e as vossas obras (3); "caminhos", hábitos profundamente arraigados; "obras", os atos, individualmente considerados que acabam por constituir tais hábitos.

Templo do Senhor (4); a tríplice repetição destina-se a dar mais ênfase. Compare-se com a frase de Cristo: "Na verdade, na verdade, vos digo". O templo é a casa de Deus e Sua propriedade peculiar (10). Portanto, o próprio templo constituiria um apelo ao povo para que este fosse santo, como sugeria o seu simbolismo, isto é, um povo separado. Se assim não sucedesse, então Iavé abandonaria o templo e, portanto a nação (realidade esta salientada também por Ezequiel nas suas profecias), sendo o resultado o derrubamento e o exílio. Se, porém, se arrependerem, Deus será com eles.

As palavras vos farei habitar neste lugar (3) podem ser traduzidas: "Então habitarei convosco", isto é, no templo. O problema moral é evidente: O templo como co­vil de ladrões não é digno da Sua presença; como Siló, fica deserto; a arca em si é impotente para salvar Israel.

Furtareis vós e matareis (9); no hebraico, estes verbos encontram-se no infinito, um modo utilizado quando se deseja sublinhar fortemente a ação.

Somos livres (10). O povo imaginava, como se depreende, que, observando os ritos religiosos, seria liberto da abominação a que o profeta tão freqüentemente aludia.

Caverna de salteadores (11), isto é, um local de abrigo nos intervalos entre atos criminosos e de violência. Ver Mat. 11:17: Luc. 19:46.

Siló (12), uma localidade na estrada principal de Jerusalém para Siquém. A arca foi ali colocada nos dias de Josué, e a destruição desta localidade em parte alguma vem mencionada no Velho Testamento. O Sal. 78:60 diz-nos que Deus a abandonou.

Os versículos 16 a 20 parecem constituir uma interrupção na mensagem pronunciada no templo, a não ser que representem um interlúdio simbolizando o fim calamitoso dos rebeldes impenitentes e profanos.

Rainha dos céus (18), a Istar dos babilônios, ao que parece principalmente adorada pelo elemento feminino. As palavras "bolos" e "rainha" têm um ar estranho em hebraica, destinando-se talvez a indicar a origem estrangeira desse culto.


2. Obediência, NÃO Sacrifício (7:21 - 28)

Jeremias proclama o princípio mais seguro da obediência. A oferta queimada, segundo a lei levítica, era inteiramente consumida, mas, quando se tratava de outros sacrifícios, os sacerdotes e adoradores comiam tais ofertas. Se, porém, se tratava de uma mera cerimônia, então a oferta queimada seria "comum", não "espiritual.", visto não indicar um coração arrependido; por isso, podia ser comida por haver perdido a sua validade espiritual. O versículo 22 é clássico. Segundo os críticos na sua generalidade, aquilo que Jeremias proclama é que Deus nunca instituíra todo aquele sistema ritual de sacrifícios, supondo-se existir um conflito entre profetas e sacerdotes. Todavia, a corrente está tomando lentamente outra direção, opondo-se a essa posição extrema. O que Jeremias denuncia em termos categóricos nesta passagem é o sacrifício que não corresponde a um coração arrependido e que não conduz a um comportamento reto. Se não houver obediência ética, nenhum sacrifício poderá ser eficaz. Toda a corrente profética condena o ritualismo oco. O concerto entre Iavé e Israel baseava-se no Decálogo, e tinha a honra de ocupar o lugar mais sagrado no santuário.

Dai ouvidos à Minha voz (23); a citação não é exata; a que mais se aproxima é Êx. 19:5. A obediência à lei moral vinha sempre em primeiro lugar.

Mas não ouviram (24); é difícil reconciliar esta passagem com 2:2, a não ser que se interprete 2:2 como uma referência ao período que se seguiu imediatamente ao êxodo, e 7:24 a um período, digamos, perto do final das peregrinações pelo deserto.

No propósito do seu coração malvado (24); literalmente, na teimosia; ver 3:17. A forma mais abreviada, nos Setenta, dos versículos 27 e 28a talvez seja preferível: "Dir-lhes-ás esta palavra".


3. LUTO NACIONAL (7:29 - 8:3)

O apelo ao povo para que pranteie baseia-se no fato de Jeová ter rejeitado aquela geração. No versículo 29 não vem ninguém mencionado, mas o verbo em hebraico é feminino, o que aponta para Jerusalém ou para a nação personificada. Cortar o cabelo era sinal de luto profundo (traduzindo à letra, "corta a coroa"); ver Jó 1:20, Miq. 1:16. Alguns comentadores descortinam aqui uma referência ao voto do nazireato (Núm. 6:7). Jerusalém quebrara os seus votos, e assim, como o nazireu infiel, mais lhe valia cortar o cabelo, símbolo e sinal desse estado.

Puseram as suas abominações (30); II Reis 21:5 conta-nos que Manassés, profanou assim o templo.

Tofete (31 ) (a Septuaginta: "lugar alto") significa provável mente "lareira" (tefath); ver Isaías 30:33. Para denotar o sentimento de horror despertado pelo costume pagão de sacrificar crianças, as vogais da palavra original, tefath, foram transformadas de forma que ela fosse lida e pronunciada tofet. Foi por este processo paralelo que o termo melec se transformou em Molec, uma divindade pagã, isto é, utilizando as vogais de boseth (vergonha). Esta última palavra é também freqüentemente empregada por Baal (senhor), isto é, Is-boseth por Isbaal. Ofereciam-se sacrifícios de crianças ao ídolo Molec, e, para os adoradores de Jeová, o termo "molec", que significava "vergonha", exprimia adequadamente o seu horror. O vale de Ben-Hinom ficava do lado oposto do vale de Quedrom. Era aqui que se realizavam esses sacrifícios abomináveis, pelo que o vale de Ben-Hinom passou a ter um apelativo vergonhoso. A visão que torturava Jeremias era a desse lugar imundo atulhado de cadáveres. Esse culto abominável estava assim relacionado com a morte. O seu santuário tornar-se-ia no seu cemitério. Muito a propósito, portanto, no versículo 31 Jeremias diz que a sua origem nunca foi o coração de Deus. Geena (ge, vale), sinônimo de in­ferno, deriva deste toponímico.

Ninguém os espantará (33), ou, melhor, ninguém os assustará e porá em fuga.

Tirarão (8:1). Para explicar esta barbaridade, sugeriram-se muitas hipóteses:
1) tratar-se-ia de um ato propositado, meditado, para insultar os vencidos, que se demonstraria serem assim incapazes de defender sequer as cinzas de seus pais ou o templo do seu Deus;
2) essa medida seria motivada pelo desejo de encontrar despojos, pois freqüentemente enterravam-se com os mortos grandes tesouros;
3) acontecimento fortuito ao escavar-se uma cova para acender uma fogueira; ou
4) ao proceder-se a terraplanagens para o assédio.
A primeira hipótese é a mais provável. Todos tinham pecado e todos seriam punidos, incluindo os mortos. A doutrina do castigo futuro não foi plenamente desenvolvida; daí, o castigo dos mortos sob a forma indicada nesta passagem.

Expô-los-ão (2); os corpos celestes que haviam adorado serão impotentes no dia do castigo.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
DE R. K. HARRISON, DA EDITORA MUNDO CRISTÃ – SÉRIE CULTURA BÍBLICA


Uma advertência (7:1 - 20)

7.1-3
Esta palavra que da parte do Senhor foi dita a Jeremias parece ter sido pronunciada pouco depois de Jeoaquim subir ao trono, por volta de 608 a.C., quando os judeus estavam recomeçando a prática dos rituais pagãos canaanitas. É difícil verificar a genuinidade do pronunciamento ou, no caso, o furor que provocou. Isto está descrito em 26:7-24, que é o resumo histórico do acontecimento. Para os judeus o Templo era sacrossanto, a casa do Deus vivo e por isto impossível de ser atacado. Considerando esta crença, é uma ironia que exatamente neste lugar as idéias erradas foram expostas e denunciadas. Com este objetivo Jeremias se colocou em uma das portas dos pátios do Templo, onde ele teria uma grande audiência. De acordo com Kimchi, havia sete portas ao todo. Sua mensagem era simples e direta: Emendai os vossos caminhos e as vossas obras (v. 3), se quiserem continuar morando nesta terra. A LXX resume a frase Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, do TM (v. 2). As palavras de Jeremias lembram Dt 7:12-15 e o fato de que as promessas daquela passagem valem somente para uma nação que guarda com fidelidade os mandamentos de Deus.

7.4
Este versículo resume a "Teologia do Templo" dos profetas falsos. Deus tinha prometido a Davi que sua dinastia seria eterna (2Sm 7:12s), mas tinha também escolhido Sião para sua habitação aqui na terra (Sl 132:13s). Assim, se Deus fosse fiel a si mesmo, nenhum mal poderia ocorrer à sua morada e aos que habitavam nela. Os profetas falsos criam firmemente que em uma emergência Deus interviria diretamente para sal­var Sião, seu monte santo. Para eles, por esta razão, a adoração no Templo era pouco melhor que ter um talismã para manter longe o mal, e eles leva­ram o povo a confiar em prédios materiais, esquecendo que Deus queria pessoas vivas como Seu templo (Is 57:15; 61:1s; 1Co 3:16s).

7.5-7
Antes de o povo poder reclamar benefícios da aliança legitimamente, ele teria de passar por uma reforma total. As injustiças sociais precisariam ser sanadas imediatamente; a lista que o profeta faz mostra quais eram as transgressões mais importantes do sétimo século a.C. A sociedade israelita tinha há muito ignorado a profunda ênfase humanística da legislação mosaica (cf. Dt 14:29,24; 19-21). O sangue inocente poderia se referir a assassinatos judiciais como aquele que Jeoaquim cometeu (26:23). Mas a base de toda corrupção era a idolatria, com a falsa escala de valores que trazia consigo.

7.8-11
A "Teologia de Jerusalém" dos falsos profetas recebe outro golpe terrível, pois o profeta a chama de perfeita mentira. A suposta inviolabilidade do Templo não tem base nos fatos. Deus exige uma conversão de mente e coração, como base para paz e segurança (Is 26:3), não a veneração supersticiosa de um prédio de pedras ou de um lugar santo tradicional. Os crimes citados pelo profeta violam quase todas as leis do decálogo, pro­vocando um repúdio completo da graça (hesed) da aliança. Em meio a esta perversidade grosseira as pessoas ainda são ingênuas a ponto de imaginar que serão salvas da destruição iminente observando rituais. Elas profana­ram a casa de Deus fazendo dela um esconderijo entre um crime e outro (Mc 11:17; Lc 19:46).

7.12-15
O povo é advertido de que Deus pode fazer com o Templo a mesma coisa que fez com a arca, quando Siló deixou de ser um centro religioso (Sl 78:60, cf. 26:6). Deus não depende de nenhuma localidade, nem está preso a nenhum objeto de culto. Por mais valiosa que estas coisas possam ser como ajuda espiritual, elas nunca poderão substituir a fé direta no Deus vivo. Esta afirmação deve ter soado como a pior das heresias aos ouvintes supersticiosos de Jeremias.

7.16-20
Esta seção parece interromper o discurso do Templo, a não ser que seja um interlúdio simbolizando o fim calamitoso de impiedade e rebelião. Jeremias é proibido de interceder por Judá, por causa da sua persistência na idolatria, que agora tem de ser julgada. Jovens e adultos participam com o mesmo entusiasmo dos rituais à rainha dos céus, sem dúvida a deusa assírio-babilônica Istar (veja observação a 44:17). Parece que havia variações deste culto no Egito e em Canaã. A palavra bolos (kawwān īm) é de origem não-hebraica, e aparece outra vez somente em 44:19, onde o mesmo culto é descrito. Esta contaminação flagrante da fé dos ancestrais será punida com muita severidade.

Obediência, não sacrifícios (21 - 28)

7.21-24
Todos os ritos sacrificiais são sem valor se as exigências de obediência e pureza moral da aliança são ignoradas. Jeremias não está repudiando o valor dos sacrifícios, mas está denunciando os maus e apóstatas que fizeram dos rituais um fim em si mesmo, desta maneira abusando das formas do culto. Quando a aliança do Sinai foi instituída Deus exigiu do seu povo que lhe fosse obediente e adorasse somente a Ele. Somente depois de estipuladas estas duas coisas Deus prescreveu e desenvolveu um sistema de sacrifícios. A referência (22) não nega que houve sacrifícios no período passado no deserto, mas mostra como era fundamentalmente importante para Israel guardar o que a aliança estipulava (cf. Am 5:21-25; Os 6:6; Mq 6:1-8; Is 1:10-17). Parecia a Jeremias que não havia mais nenhuma relação entre os sacrifícios e um coração arrependido, divisão conseqüente do retrocesso e da deterioração da sociedade de seu tempo. A obediência é obrigatória também para as pessoas da nova aliança, seguindo o exemplo de Cristo (Fp 2:8).

25-28.
Jeremias menciona com freqüência a persistência de Deus (7:13, 25:3s, 29:19; 35:14s; 44:4), para mostrar que o objetivo do Pai é levar seu povo para longe do caminho que leva à destruição. A tragédia de Israel é sua recusa teimosa em deixar-se guiar. A verdade que morreu em seu meio era a da fé que se manifesta em ações de justiça (cf. Hc 2:4; Rm 1:17, Gl 3:11; Hb 10:38); esta é tão necessária na antiga aliança quanto na nova (cf. Tg 2:26).

Convite à lamentação (7:29 - 8:3)

7.29-32
O discurso conclui descrevendo o pecado de Judá e o castigo a que ele está destinado. O povo tem de começar imediatamente a se lamentar, cortando seu cabelo (29, cf. Mq 1:16, 1:20), porque Deus o tinha rejeitado assim como o povo o tinha desprezado. Colocar os ídolos odiosos no Templo (2Rs 21:5) era o supremo sacrilégio. O vale de Tofete (31), ao sul de Jerusalém, tinha sido palco de rituais pagãos no tempo de Manassés (2Rs 23:10). O nome Tofete provavelmente vem da palavra aramaica tēpa, "lugar do fogo", enquanto que Ben-Hinom deve ter sido o nome do antigo proprietário do vale. O sacrifício de crianças era um dos principais rituais do culto a Moloque, praticado por amonitas e outros, e a lei mosaica o proibia terminantemente (Lv 18:21; 20:2-5). Os israelitas serão eles mesmos massacrados pelo inimigo invasor, por sua idolatria.

7.33-34
O profeta traça um quadro do terrível castigo da nação. Corpos insepultos, servindo de pastos para aves de rapina e roedores, era um horror indizível para os antigos hebreus. Por ironia, seu santuário passaria a ser seu cemitério, quando a querida pátria fosse destruída.




SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.