LIÇÃO 10 - O VALOR DA TEMPERANÇA - 06/06/2010

| 1 comentários |


O Valor da Temperança

Lição – 10 (CPAD)
06 de junho de 2010
2° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.  




SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista: Jeremias 35.1-5,8,18,19
Estudo:  Jeremias 35


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



Versão Revista e Corrigida – ARC

1     Palavra que do SENHOR veio a Jeremias, nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2     Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à Casa do SENHOR, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber.
3     Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas;
4     e os levei à Casa do SENHOR, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que está junto à câmara dos príncipes, que está sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5     e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho.
6     Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
7     não edificareis casa, nem semeareis semente, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra em que vós andais peregrinando.
8     Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9     nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente,
10   mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai.
11   Sucedeu, porém, que, subindo Nabucodonosor, rei da Babilônia, a esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus e por causa do exército dos siros; e assim ficamos em Jerusalém.
12   Então, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
13   Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Porventura, nunca aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? --diz o SENHOR.
14   As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberam até este dia; antes, ouviram o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, madrugando e falando, vós não me ouvistes.
15   E vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando, e enviando, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; mas não inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim.
16   Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu,
17   assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.
18   E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Visto que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou,
19   assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante a minha face todos os dias.


Versão Revista e Atualizada – ARA

1     Palavra que do SENHOR veio a Jeremias, nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2     Vai à casa dos recabitas, fala com eles, leva-os à Casa do SENHOR, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber.
3     Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, aos irmãos, e a todos os filhos dele, e a toda a casa dos recabitas;
4     e os levei à Casa do SENHOR, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que está junto à câmara dos príncipes e sobre a de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
5     e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e lhes disse: Bebei vinho.
6     Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
7     não edificareis casa, não fareis sementeiras, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra em que viveis peregrinando.
8     Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
9     nem edificamos casas para nossa habitação; não temos vinha, nem campo, nem semente.
10   Mas habitamos em tendas, e, assim, obedecemos, e tudo fizemos segundo nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
11   Quando, porém, Nabucodonosor, rei da Babilônia, subia a esta terra, dissemos: Vinde, e refugiemo-nos em Jerusalém, por causa do exército dos caldeus e dos siros; e assim ficamos em Jerusalém.
12   Então, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
13   Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso, nunca aceitareis a minha advertência para obedecerdes às minhas palavras? --diz o SENHOR.
14   As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes.
15   Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim.
16   Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, que ele lhes ordenara, mas este povo não me obedeceu,
17   por isso, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não me obedeceram, clamei a eles, e não responderam.
18   À casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, e tudo fizestes segundo vos ordenou,
19   por isso, assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença.


Nova Versão Internacional – NVI

1     Durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
2     “Vá à comunidade dos recabitas, convide-os a virem a uma das salas do templo do Senhor e ofereça-lhes vinho para beber”.
3     Então busquei Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, seus irmãos e todos os seus filhos e toda a comunidade dos recabitas.
4     Eu os levei ao templo do Senhor, à sala dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus. A sala ficava ao lado da sala dos líderes e debaixo da sala de Maaséias, filho de Salum, o porteiro.
5     Então coloquei vasilhas cheias de vinho e alguns copos diante dos membros da comunidade dos recabitas e lhes pedi que bebessem.
6     Eles, porém, disseram: “Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: ‘Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho.
7     Vocês não construirão casas nem semearão; não plantarão vinhas nem as possuirão; mas vocês sempre habitarão em tendas. Assim vocês viverão por muito tempo na terra na qual são nômades’.
8     Temos obedecido a tudo o que nos ordenou nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe. Nós, nossas mulheres, nossos filhos e nossas filhas jamais bebemos vinho em toda a nossa vida,
9     não construímos casas para nossa moradia nem possuímos vinhas, campos ou plantações.
10   Temos vivido em tendas e obedecido fielmente a tudo o que nosso antepassado Jonadabe nos ordenou.
11   Mas, quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu esta terra, dissemos: Venham, vamos para Jerusalém para escapar dos exércitos dos babilônios e dos sírios. Assim, permanecemos em Jerusalém”.
12   O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias, dizendo:
13   “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras?”, pergunta o Senhor.
14   “Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, e essa ordem tem sido obedecida até hoje. Eles não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado. Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes, e, contudo, vocês não me obedecem.
15   Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram.
16   Os descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, cumprem a ordem que o seu antepassado lhes deu, mas este povo não me obedece”.
17   Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a desgraça da qual os adverti; porque falei a eles, mas não me ouviram, chamei-os, mas não me responderam”.
18   Jeremias disse à comunidade dos recabitas: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Vocês têm obedecido àquilo que o seu antepassado Jonadabe ordenou; têm cumprido todas as suas instruções e têm feito tudo o que ele ordenou’.
19   Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descendente que me sirva’ ”.


Versão Linguagem de Hoje – BLH

1     Quando Jeoaquim, filho de Josias, era rei de Judá, o Deus Eterno me disse:
2     -Jeremias, vá procurar a família dos recabitas e fale com eles. Depois, leve-os a uma das salas do Templo e lhes ofereça vinho.
3     (3 -4) Então eu fui buscar os recabitas e levei a família inteira ao Templo: Jazanias (filho de outro Jeremias, que era filho de Habazinias) e todos os seus irmãos e filhos. Eu os levei até a sala dos seguidores do profeta Hanã, homem de Deus. Hanã era filho de Jigdalias. Essa sala ficava perto da sala dos oficiais e em cima da de Maaséias, filho de Salum, importante oficial do Templo.
4     (3 -4) Então eu fui buscar os recabitas e levei a família inteira ao Templo: Jazanias (filho de outro Jeremias, que era filho de Habazinias) e todos os seus irmãos e filhos. Eu os levei até a sala dos seguidores do profeta Hanã, homem de Deus. Hanã era filho de Jigdalias. Essa sala ficava perto da sala dos oficiais e em cima da de Maaséias, filho de Salum, importante oficial do Templo.
5     Depois, coloquei diante dos recabitas jarras cheias de vinho e copos e disse: -Tomem um pouco de vinho.
6     Mas eles responderam: -Nós não bebemos vinho, pois o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, deu a seguinte ordem: "Nunca bebam vinho, nem vocês nem os seus descendentes.
7     Não construam casas, nem cultivem a terra. Não façam, nem comprem plantações de uva. Não tenham lugar certo para morar. Morem em barracas a vida toda para que assim vivam muito tempo nesta terra."
8     E nós temos obedecido a todas as ordens do nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe. Nunca bebemos vinho, nem nós, nem nossas esposas, nem nossos filhos e filhas.
9     (9-10) Não construímos casas para morar: moramos em barracas. Não temos plantações de uva, nem terras, nem sementes. Temos obedecido a tudo o que o nosso antepassado Jonadabe ordenou.
10   (9-10) Não construímos casas para morar: moramos em barracas. Não temos plantações de uva, nem terras, nem sementes. Temos obedecido a tudo o que o nosso antepassado Jonadabe ordenou.
11   Mas, quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, invadiu o país, resolvemos vir a Jerusalém para fugir dos exércitos babilônios e sírios. É por isso que estamos vivendo aqui.
12   (12-13) Então o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, mandou que eu fosse dizer o seguinte ao povo de Judá e de Jerusalém: -Eu, o Eterno, pergunto: Por que vocês não querem me ouvir, nem obedecer às minhas ordens?
13   (12-13) Então o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, mandou que eu fosse dizer o seguinte ao povo de Judá e de Jerusalém: -Eu, o Eterno, pergunto: Por que vocês não querem me ouvir, nem obedecer às minhas ordens?
14   Os descendentes de Jonadabe têm obedecido à sua ordem de não beber vinho. E até hoje nenhum deles bebe, pois todos obedecem ao mandamento que ele deu. Mas eu sempre tenho falado a vocês, e vocês não têm obedecido.
15   Tenho sempre mandado todos os meus servos, os profetas, e eles têm ordenado que vocês abandonem os seus maus caminhos e façam o que é certo. Eles avisaram que vocês não deviam adorar, nem servir outros deuses para que assim pudessem continuar a viver na terra que dei a vocês e aos seus antepassados. Mas vocês não quiseram me ouvir, nem obedecer.
16   Os descendentes de Jonadabe têm obedecido ao mandamento que o seu antepassado lhes deu; no entanto, vocês, o meu povo, não me têm obedecido.
17   Por isso, eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, mandarei sobre vocês, povo de Judá e de Jerusalém, toda a destruição que prometi. Farei isso porque não quiseram me obedecer quando lhes falei e não quiseram responder quando os chamei.
18   Então eu disse à família dos recabitas que o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, tinha dito o seguinte: -Vocês têm obedecido ao mandamento do seu antepassado Jonadabe, têm respeitado todas as suas ordens e feito tudo o que ele mandou.
19   Por isso, eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, prometo que Jonadabe, filho de Recabe, terá sempre um descendente homem para me servir.



OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.




SEÇÃO II

Nessa Seção apresentamos a lição em tópicos.
Esse método é válido para conhecermos os vários pontos que são discutidos em um mesmo Tópico ou Sub-tópico.
Aproveitamos para apresentar alguns questionamentos, explicações e direcionamentos que o professor deve tomar para a produção, construção e realização de sua aula.




O VALOR DA TEMPERANÇA
(Lição 1006 de junho 2010)


EM CONSTRUÇÃO





SEÇÃO III

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.



COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”


PROFECIAS E ACONTECIMENTOS DURANTE O REINADO DE JEOAQUIM (35.1-19).
Nestes dois capítulos regressamos, uma vez mais, ao reinado de Jeoaquim. Cronologicamente, seguem-se ao capítulo 26. É impossível saber por que motivo estes capítulos foram assim ordenados ..

1. O PROFETA E OS RECABITAS (35.1-11).
Jeremias recebe instruções de Deus (1,2) para ir ao acampamento dos recabitas e levá-los (ou, provavelmente, representantes seus) a uma das câmaras do templo, dando-lhes vinho a beber. O antepassado dos recabitas fora Jonadabe, que, para resistir como nômade ao culto de Baal – ligado à vida dos agricultores fixados na terra e aos habitantes das cidades – disciplinara o seu povo a não cultivar vinhedos nem a construir casas, proibindo-lhes, assim, que bebessem vinho. Deveriam manter a austeridade da vida nômade. Sendo uma tribo quenita, haviam-se ligado a Israel. A chegada dos babilônios empurrara-os para dentro da cidade.
Jeremias cumpre a ordem (3-5) e verifica que os recabitas se recusam unanimemente a beber vinho (6-11).

2. O PROFETA E O POVO (35.12-19).
O profeta esperava esta reação e agora serve-se dela para a contrastar com Judá. Nos versos 12-15 temos a expostulação do profeta, seguindo-se uma declaração (16,17) que, por seu turno, culmina numa bênção sobre a casa de Jonadabe (18,19). Que vos tenho falado (14) é enfático, estabelecendo forte contraste entre o êxito de Jonadabe junto do seu povo e o fracasso de Iavé junto do povo judaico.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
DE R. K. HARRISON, DA EDITORA MUNDO CRISTÃ – SÉRIE CULTURA BÍBLICA


o profeta e os recabitas (35.1-19)

Este trecho relata alguns acontecimentos do fim do reinado de Jeoaquim, e o v. 11 mostra que tropas de caldeus e arameus estavam saqueando Judá; veja 2º Rs 24.2 sobre a causa destes ataques. Enquanto os babilônios se reagrupavam depois da batalha com o Egito em 601 a.C. eles faziam incursões esporádicas contra certos lugares em Judá entre 599 e 597 a.C., a que o v. 11 se refere. É difícil determinar porque este capítulo e os seguintes aparecem somente aqui.

35.1-11. Jeremias testa a fidelidade dos recabitas.
A casa (2) era a comunidade religiosa recabita, com o sentido de “clã” ou “grupo”. Seu fundador, Jeonadabe (Jonadabe) ben Recabe (2º Rs 10.15-31), participou ativamente da destruição selvagem da família de Acabe (por volta de 840 a.C.) e do massacre dos adeptos de Baal. Esta reação violenta contra o culto a Baal que veio de Tiro era um protesto religioso conservador, em que Recabe estava envolvido, junto com outros (2º Rs 10.1-10). Os recabitas eram queneus (Jz 1.16, 1º Cr 2.55), e provavelmente viviam como semi-nômades nas áreas desérticas do sudeste (1º Sm 15.6), e em território israelita depois da posse da terra (Jz 4.17, 5.24). No tempo de Jeú eles provavelmente pastoreavam seus rebanhos perto de Hamate, no reino do norte, e é possível que tenham recuado para o sul depois que Israel caiu em 722 a.C.; no tempo de Jeremias parece que eles habitavam as montanhas de Judá. Seu modo de vida, imposto por Jeonadabe, continha a essência da vida nômade, e a proibição contra a agricultura ilustra o desdém que o nômade tinha pelo trabalho manual difícil e degradante de quem morava em local fixo. Nas condições da vida nômade a produção de vinho era virtualmente desconhecida, e por isto proibida aos membros do clã. Parece haver uma ligação aqui com um voto semelhante que era parte do modo de vida dos narizeus. No Oriente Próximo antigo era comum beber demais, e isto fazia parte inevitável das celebrações religiosas canaanitas.

1-4.
Jeremias recebeu instruções para trazer os recabitas do seu acampamento para um dos pátios internos do Templo, onde normalmente era o lugar de guardar os utensílios do culto e madeira decorativa (cf. 1º Cr 28.12). Jazanias era provavelmente o líder da comunidade na Judéia. Seu pai não tem nada a ver com o profeta, e o nome é comum antes e depois do exílio (2º Rs 23.31; 24.18; 1º Cr 12.10,13; Ne 10.2; 12.1,34). Um selo descoberto em Tel en-Nasbé, datado de 600 a.C., contém o nome Jazanias, de modo que ele também não era incomum nesta época. Como a parábola tinha de ser representada, este pequeno drama teve publicidade por ter como palco o Templo. Hanã, filho de Jigdalias, não aparece em outra passagem; talvez ele tenha sido um profeta relacionado com o culto, simpático a Jeremias. O título homem de Deus era aplicado desde tempos primordiais a profetas, como Samuel (1º Sm 9.6), Elias, (2 Rs 1.9), Eliseu (2º Rs 4.9, etc), e outros. A expressão fica melhor traduzida homem temente a Deus. Se “filhos” nesta passagem tem a mesma força que a expressão “filhos dos profetas” tinha no décimo e nono séculos a.C., a conclusão seria que Hanã era o líder de um grupo de discípulos. Porém como este termo aparece só aqui em Jeremias, é difícil ter certeza sobre isto. Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo, tinha um antigo cargo sacerdotal, ocupado por três indivíduos que (52.24, 2º Rs 25.18) eram responsáveis pelo dinheiro destinado à reconstrução do Templo (2º Rs 12.10), e sua posição no culto era bem elevada.

5-11.
Apalavra gebî’îm do TM é uma medida egípcia (qbhw), e identificava um grande recipiente do qual o vinho era derramado em copos ou cálices. A explicação dos recabitas mostra a força que a personalidade de Jeonadabe ainda tinha depois de 200 anos de vida comunitária em obediência às suas regras originais, espelhando o período que Israel viveu no deserto, andando fielmente com seu Deus (veja 2.1-3). No v. 7 a LXX omite “plantareis” e diz diretamente não possuireis vinha alguma. Sendo israelitas, os recabitas não eram gérîm (estrangeiros residentes); eles deviam viver como estrangeiros e peregrinos na terra, sempre preparados para mudar, quando Deus ordenasse (compare com Hb 11.13, 13.14, 1ª Pe 2.11). Os recabitas conquistaram a simpatia divina com sua fiel obediência às regras de Jeonadabe (18-19), um grande contraste com a perfídia de Israel.

12-19. As lições deste incidente.
Depois de tentar os recabitas sem sucesso, Jeremias passa a usar a recusa deles em reinterpretar seus ideais como lição objetiva para Judá. As ordens de Jeonadabe tinham sido cumpridas durante muitas gerações, mas os mandamentos de Deus, do Sinai, tinham sido postos de lado e até rejeitados como modo de vida razoável. Os recabitas serão abençoados por sua fidelidade, porém seus compatriotas de Jerusalém verão os horrores do massacre vindouro. A LXX resume os vv. 18-19. O capítulo todo é um quadro do que é fidelidade e obrigação moral, e, como sempre, reflete a incredibilidade do Povo Escolhido.



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.