LIÇÃO 07 - OS FALSOS PROFETAS - 15/08/2010

| 0 comentários |


Os falsos Profetas

Lição – 07 (CPAD)
15 de agosto de 2010
3° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.  




SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista:  Jeremias 28.2-4, 12-15
Estudo:    Jeremias 28


OBSERVAÇÃO:
No menu Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



Versão Revista e Corrigida – ARC

1     E sucedeu no mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no ano quarto, no mês quinto, que Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeão, me falou na Casa do SENHOR, perante os olhos dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:
2     Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei da Babilônia.
3     Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do SENHOR que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia.
4     Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os do cativeiro de Judá que entraram na Babilônia eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR, porque quebrarei o jugo do rei da Babilônia.
5     Então, falou Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta, aos olhos dos sacerdotes e aos olhos de todo o povo que estava na Casa do SENHOR.
6      Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Que assim faça o SENHOR! Que o SENHOR confirme as tuas palavras que profetizaste e torne ele a trazer os utensílios da Casa do SENHOR e todos os do cativeiro da Babilônia a este lugar.
7      Mas ouve, agora, esta palavra que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo:
8       Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram contra muitas terras e contra grandes reinos guerra, e mal, e peste.
9     O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a palavra desse profeta é que será conhecido como aquele a quem o SENHOR, na verdade, enviou.
10     Então, Hananias, o profeta, tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias e o quebrou.
11   E falou Hananias aos olhos de todo o povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, depois de passados dois anos completos, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho.
12   Mas veio a palavra do SENHOR a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço do profeta Jeremias, dizendo:
13   Vai e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Jugos de madeira quebraste. Mas, em vez deles, farei jugos de ferro.
14   Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia; e servi-lo-ão, e até os animais do campo lhe dei.
15   E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve, agora, Hananias: não te enviou o SENHOR, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
16   Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano, morrerás, porque falaste em rebeldia contra o SENHOR.
17   E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.


Versão Revista e Atualizada – ARA

1     No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do SENHOR, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:
2      Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia.
3      Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do SENHOR, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia.
4      Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia.
5      Então, respondeu Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias, na presença dos sacerdotes e perante todo o povo que estava na Casa do SENHOR.
6     Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do SENHOR e todos os exilados.
7      Mas ouve agora esta palavra, que eu falo a ti e a todo o povo para que ouçais:
8     Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos.
9      O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR.
10     Então, o profeta Hananias tomou os canzis do pescoço de Jeremias, o profeta, e os quebrou;
11     e falou na presença de todo o povo: Assim diz o SENHOR: Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho.
12     Mas depois que Hananias, o profeta, quebrou os canzis de sobre o pescoço do profeta Jeremias, veio a este a palavra do SENHOR, dizendo:
13     Vai e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o SENHOR: Canzis de madeira quebraste. Mas, em vez deles, farei canzis de ferro.
14   Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia; e o servirão. Também lhe dei os animais do campo.
15     Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O SENHOR não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
16     Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR.
17     Morreu, pois, o profeta Hananias, no mesmo ano, no sétimo mês.


Nova Versão Internacional – NVI

1      No quinto mês daquele mesmo ano, o quarto ano, no início do reinado de Zedequias, rei de Judá, Hananias, filho de Azur, profeta natural de Gibeom, disse-me no templo do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo:
2     “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Quebrarei o jugo do rei da Babilônia.
3     Em dois anos trarei de volta a este lugar todos os utensílios do templo do Senhor que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou daqui e levou para a Babilônia.
4     Também trarei de volta para este lugar Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá que foram para a Babilônia’, diz o Senhor, ‘pois quebrarei o jugo do rei da Babilônia’ ”.
5     Mas o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias diante dos sacerdotes e de todo o povo que estava no templo do Senhor:
6     “Amém! Que assim faça o Senhor! Que o Senhor cumpra as palavras que você profetizou, trazendo os utensílios do templo do Senhor e todos os exilados da Babilônia para este lugar.
7     Entretanto, ouça o que tenho a dizer a você e a todo o povo:
8     Os profetas que precederam a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça e peste contra muitas nações e grandes reinos.
9     Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se aquilo que profetizou se realizar”.
10   Então o profeta Hananias tirou o jugo do pescoço de Jeremias e o quebrou,
11     e disse diante de todo o povo: “Assim diz o Senhor: ‘É deste modo que quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o tirarei do pescoço de todas as nações no prazo de dois anos’ ”. Diante disso, o profeta Jeremias retirou-se.
12   Depois que o profeta Hananias quebrou o jugo do pescoço do profeta Jeremias, o Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:
13     “Vá dizer a Hananias: Assim diz o Senhor: Você quebrou um jugo de madeira, mas em seu lugar você fará um jugo de ferro.
14   Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Porei um jugo sobre o pescoço de todas essas nações, para fazê-las sujeitas a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e elas se sujeitarão a ele. Até mesmo os animais selvagens estarão sujeitos a ele”.
15   Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.
16   Por isso, assim diz Senhor: ‘Vou tirá-lo da face da terra. Este ano você morrerá, porque pregou rebelião contra o Senhor’ ”.
17   E o profeta Hananias morreu no sétimo mês daquele mesmo ano.


Versão Linguagem de Hoje – BLH

1     No quinto mês desse mesmo ano, que era o quarto ano do reinado de Zedequias, o profeta Hananias, filho de Azur, falou comigo no pátio do Templo. Hananias era da cidade de Gibeão. Ele me disse, na presença dos sacerdotes e do povo,
2     que o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, tinha dito o seguinte: -Eu acabei com o poder do rei da Babilônia.
3     Dentro de dois anos, eu trarei de volta para este lugar todos os tesouros que o rei Nabucodonosor tirou do Templo e levou para a Babilônia.
4     Também vou trazer de volta o rei de Judá, Joaquim, filho de Jeoaquim, junto com todos os prisioneiros que foram de Judá para a Babilônia. Sim, eu acabarei com o poder do rei da Babilônia. Eu, o Deus Eterno, falei.
5     Então, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no pátio do Templo, eu disse ao profeta Hananias o seguinte:
6     -Como seria bom que isso acontecesse! Espero que o Deus Eterno faça isso. Espero que ele faça tudo como você disse e traga de volta da Babilônia todos os tesouros do Templo e também todos os prisioneiros.
7     Mas escute o que vou dizer a você e ao povo.
8     Os profetas que falaram há muito tempo, antes do meu tempo e do seu, disseram que viria guerra, fome e doença para muitas nações e poderosos reinos.
9     Mas o profeta que profetiza a paz só pode ser aceito como profeta mandado por Deus quando as palavras dele se cumprem.
10   Aí Hananias tirou a canga que estava no meu pescoço, quebrou -a em pedaços
11   e, na presença de todo o povo, disse o seguinte: -O Deus Eterno disse que é assim que ele vai quebrar a canga que o rei Nabucodonosor pôs no pescoço de todas as nações. Ele fará isso dentro de dois anos. Então fui embora.
12   (12-13) Algum tempo depois de Hananias ter quebrado a canga que estava no meu pescoço, o Deus Eterno me mandou dizer o seguinte a Hananias: -O Eterno disse: "Você quebrou uma canga de madeira, mas eu vou colocar em lugar dela uma canga de ferro."
13   (12-13) Algum tempo depois de Hananias ter quebrado a canga que estava no meu pescoço, o Deus Eterno me mandou dizer o seguinte a Hananias: -O Eterno disse: "Você quebrou uma canga de madeira, mas eu vou colocar em lugar dela uma canga de ferro."
14   O Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vai pôr uma canga de ferro sobre todas essas nações, e elas serão dominadas pelo rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ele vai fazer com que até os animais selvagens trabalhem para Nabucodonosor.
15   E eu continuei: -Escute bem, Hananias! O Deus Eterno não o enviou; você está fazendo esse povo acreditar em mentiras.
16   Por isso, o Eterno diz que vai se livrar de você. Você vai morrer ainda este ano, pois disse ao povo que se revoltasse contra o Eterno.
17   E o profeta Hananias morreu no sétimo mês daquele mesmo ano.





SEÇÃO II

Nessa Seção apresentamos a lição em tópicos.
Esse método é válido para conhecermos os vários pontos que são discutidos em um mesmo Tópico ou Sub-tópico.
Aproveitamos para apresentar alguns questionamentos, explicações e direcionamentos que o professor deve tomar para a produção, construção e realização de sua aula.



EM CONSTRUÇÃO



SEÇÃO III

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.




OBSERVAÇÃO:
No menu Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”
JEREMIAS 28


Profetas em conflito: Jeremias e Hananias
Este capítulo apresenta grande divergência entre o texto massorético e a Septuaginta. Geralmente as diferenças são expansões desnecessárias no hebraico do vigoroso texto dos Setenta, O capitulo contém quatro discursos - dois de Hananias e dois de Jeremias.

1. A PROCLAMAÇÃO DE HANANIAS (28:1-4)
Como aqui sucede, é sempre um problema crucial se um profeta é verdadeiro ou falso. Hananias ouvira Jeremias proclamar o exílio da nação rebelde; numa resposta violenta, afirma que Iavé lhe dissera o contrário, e exprime a correção através do símbolo do jugo quebrado (4).

2. A DECLARAÇÃO DE JEREMIAS (28:5-9)
A Resposta de Jeremias é irônica: “Assim faça o Senhor”, dando a entender aos ouvintes o seu absoluto repúdio dessa segurança imaginária. Ao contrário de Hananias, sabia que só o arrependimento evitaria a catástrofe. Em qualquer caso, só a confirmação da profecia de Hananias poderia estabelecer a sua validade. Para Jeremias, o problema era a condenação não a paz ou a segurança, pois via que Hananias e os profetas paganizados que com ele alinhavam revelavam total ignorância das exigências de Iavé. A questão da verdade ou da falsidade não dependia só de ser ou não sincero, mas também da compreensão baseada na experiência e na obediência. O princípio era tragicamente claro: alguém poderia ser absolutamente sincero e, no entanto, estar condenado.

3. A DEMONSTRAÇÃO DE HANANIAS (28:10,11)
Dramaticamente, Hananias demonstrou o seu ponto de vista, quebrando o jugo que tirara a Jeremias; assim seria quebrado dentro de dois anos o poder de Nabucodonosor.

E Jeremias se foi seu caminho (11)
Por que não respondeu imediatamente? Muito se tem escrito acerca desta incógnita. A resposta provável é que talvez Jeremias achasse não ser aquele o momento próprio. A multidão devia ter ficado fortemente im­pressionada com a sensacional mensagem de Hananias. Além disso, podia haver perigo para a vida de Jeremias e, sensatamente, ele retirou-se para permitir que os ânimos se acalmassem antes de responder. Talvez precisasse também de tempo para meditar na sua resposta.

4. A DENÚNCIA DE JEREMIAS (28:12-17)
Jeremias saiu do seu silêncio e meditação com o espírito iluminado sobre o problema; Iavé tinha confirmado a sua intuição; portanto, Hananias estava enganado e a sua mensagem era falsa.

Não te enviou o Senhor (15)
Para Jeremias, isto assumia a gravidade de uma sentença de morte; era aquela também a fonte da força perdurável do profeta, que tinha de caminhar em frente, apesar dos maiores perigos, uma vez que tinha sido enviado. “Ficou firme como vendo o invisível”.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“TODAS AS PROFECIAS DA BÍBLIA”
JOHN F. WALOORD
EDITORA VIDA
JEREMIAS 28

As profecias falsas de Hananias (28.1-17)
O profeta Hananias predisse que o jugo da Babilônia seria quebrado (1,2), e dentro de dois anos os objetos levados por Nabucodonosor, rei dos caldeus, seriam devolvidos e o domínio babilônico sobre Jerusalém terminaria (3,4). Hananias continuou sua profecia e afirmou que o jugo caldeu seria quebrado. Jeremias respondeu que a prova disso seria se a previsão se realizasse (9-11).
Deus disse a Jeremias que, em vez do jugo da Babilônia se quebrar, ele colocaria “canzis de ferro ... Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia; e o servirão. Também lhe dei os animais do campo” (13,14).
Jeremias denunciou Hananias como falso profeta e predisse que ele morreria dentro de um ano (15,16). Sete meses depois, esse mentiroso faleceu (17). Isso se cumpriu no exílio babilônico.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
R. K. HARRISON
EDITORA MUNDO CRISTÃO - SÉRIE CULTURA BÍBLICA
JEREMIAS 28

Profeta contra profeta (28:1-17)
Em 594 a.C. Jeremias teve um encontro com um profeta falso que estava animando e consolando o povo.

1-4
LXX e TM têm grandes divergências em todo o capítulo. A primeira é breve e concisa, enquanto que o TM é mais ampliado. Hananias era um profeta falso que não aparece em outras passagens. Ele fala com sarcasmo do jugo que Jeremias ainda estava usando, e suas promessas de restauração contradiziam as afirmações de Jeremias de 22:24-27, colocando muito em destaque a questão de profecia falsa e verdadeira. A maioria dos ouvintes creria somente no que queriam ouvir.

5-17
A resposta de Jeremias a isto é um irônico Amém! assim faça o Senhor (6), talvez provocando um sentimento de dúvida com o tom de voz. Os acontecimentos futuros provariam quem estava certo, e Jeremias sabia que Judá só teria paz e segurança se se arrependesse sinceramente e obedecesse à aliança. Entusiasmo ou sinceridade não demonstrariam verdade ou mentira; somente a obediência a Deus. Hananias quebrou o jugo de Jeremias ao mesmo tempo que predizia a humilhação de Babilônia para dali a dois anos. Quando Jeremias por fim recebeu uma mensagem de Deus, esta era de um tom mais severo que a anterior. A LXX traz eu te farei (13) onde o TM tem farás. A resolução férrea de Deus de punir Judá e seus vizinhos faz com que da revolta surja um jugo ainda mais forte. A morte relativamente rápida de Hananias (17) mostrou qual é a penalidade para apostasia e rebelião. Compare com Dt 13:5, e as mortes súbitas de Pelatias (Ez 11:13) e Ananias e Safira (At 5:1-11).

Dt 13:1-5
Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: ‘Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los’, não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O SENHOR, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma. Sigam somente o SENHOR, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o SENHOR, o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o SENHOR, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês.

Ez 11:12,13
E vocês saberão que eu sou o SENHOR, pois vocês não agiram segundo os meus decretos nem obedeceram às minhas leis, mas se conformaram aos padrões das nações ao seu redor. Ora, enquanto eu estava profetizando, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Então prostrei-me, rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano SENHOR! Destruirás totalmente o remanescente de Israel?”

At 5:1-11
Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”. Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade?”Respondeu ela: “Sim, foi esse mesmo”. Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”. Naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.