LIÇÃO 1 - JEREMIAS: O PROFETA DA ESPERANÇA - 04/04/2010

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Lição – 1 (CPAD)
Jeremias, o Profeta da Esperança
4 de abril de 2010
2° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



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SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista: Jeremias 1.1-10
Estudo:  Jeremias 1.1-19


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.


Versão Revista e Corrigida – ARC

1     Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2     A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo-terceiro ano do seu reinado.
3     E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4     Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5     Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6     Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7     Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8     Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9     E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10   Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
11   Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12   E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
13   E veio a mim a palavra do SENHOR, segunda vez, dizendo: Que é que, vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para a banda do Norte.
14   E disse-me o SENHOR: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.
15   Porque eis que eu convoco todas as famílias dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada um porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém, e contra todos os seus muros em redor, e contra todas as cidades de Judá.
16   E eu pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e se encurvaram diante das obras das suas mãos.
17   Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua presença.
18   Porque eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, e contra os reis de Judá, e contra os seus príncipes, e contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
19   E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.

Versão Revista e Atualizada – ARA

1     Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
2     a ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado;
3     e também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, e ainda até ao quinto mês do exílio de Jerusalém.
4     A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:
5     Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
6     Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
7     Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.
8     Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9     Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.
10   Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
11   Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira.
12   Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
13   Outra vez, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte.
14   Disse-me o SENHOR: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra.
15   Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada reino porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá.
16   Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos.
17   Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.
18   Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo.
19   Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.



Nova Versão Internacional – NVI

1     As palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim.
2     A palavra do SENHOR veio a ele no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá,
3     e durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o quinto mês do décimo primeiro ano de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, quando os habitantes de Jerusalém foram levados para o exílio.
4     A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
5     “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhia; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.
6     Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.
7     O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.
8       Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.
9     O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras. .
10   Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar”.
11   E a palavra do Senhor veio a mim: “O que você vê, Jeremias?” Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi.
12   O Senhor me disse: “Você viu bem, pois estou vigiandob para que a minha palavra se cumpra”.
13   A palavra do Senhor veio a mim pela segunda vez, dizendo: “O que você vê?” E eu respondi: Vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do norte para cá.
14   O Senhor me disse: “Do norte se derramará a desgraça sobre todos os habitantes desta terra.
15   Estou convocando todos os povos dos reinos do norte”, diz o Senhor.“Cada um virá e colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, virão contra todas as muralhas que a cercam e contra todas as cidades de Judá.
16   Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades; porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, e adoraram deuses que as suas mãos fizeram.
17   “E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles.
18   E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra.
19   Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Versão Linguagem de Hoje – BLH

1     Este livro conta o que Jeremias disse e fez. Jeremias era filho de Hilquias, um dos sacerdotes da cidade de Anatote, no território da tribo de Benjamim.
2     Quando Josias, filho de Amom, estava no ano treze do seu reinado em Judá, o Deus Eterno falou com Jeremias.
3     E falou de novo quando Jeoaquim, filho de Josias, era rei. Depois disso, Deus falou com Jeremias muitas vezes, até o tempo em que o povo da cidade de Jerusalém foi levado como prisioneiro para fora da sua terra. Isso aconteceu no quinto mês do ano décimo primeiro do reinado de Zedequias, filho de Josias.
4     O Deus Eterno me disse:
5     -Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.
6     Então eu disse: -Senhor Eterno, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.
7     Mas o Eterno respondeu: -Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar.
8     Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Deus Eterno, quem está falando.
9     Aí o Eterno estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse: -Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar.
10   Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar.
11   O Eterno me perguntou: -O que é que você está vendo? -Um galho de amendoeira! -respondi.
12   O Eterno me disse: -Você está certo; eu também estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram.
13   O Eterno falou comigo outra vez e perguntou: -O que mais você está vendo? Eu respondi: -Estou vendo no Norte uma panela fervendo e se derramando para o lado de cá.
14   Então o Eterno disse: -Do Norte, virá a destruição, que se derramará em cima de todos os que vivem nesta terra.
15   Eu vou chamar todas as nações do Norte. Os reis dessas nações chegarão aqui e colocarão o seu trono na frente dos portões de Jerusalém, em volta das suas muralhas e também em volta das outras cidades de Judá.
16   Vou castigar os seus moradores por causa da sua maldade. Eles me abandonaram, estão queimando incenso a outros deuses e adorando os ídolos que fizeram com as suas próprias mãos.
17   Jeremias, prepare-se para ir. Vá dizer a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles agora, pois, do contrário, eu farei com que você fique com mais medo ainda quando estiver no meio deles.
18   (18-19) Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotarão, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o Deus Eterno, falei.
19   (18-19) Escute, Jeremias! Todas as pessoas desta terra, isto é, os reis de Judá, as autoridades, os sacerdotes e o povo, vão ficar contra você. Mas hoje eu estou lhe dando forças para poder enfrentar essa gente. Você será como uma cidade cercada de muralhas, como um poste de ferro, como um muro de bronze. Eles não o derrotarão, pois eu estarei ao seu lado para protegê-lo. Eu, o Deus Eterno, falei.



SEÇÃO II

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários extraídos de Bíblias Comentadas. Muitas vezes, os comentários podem não seguirem a mesma linha de raciocínio, isso porque, dentro da visão geral teológica da interpretação aceitável para o texto, estão as marcas dogmáticas e religiosas seguidas por cada comentarista.
E isso é bom para o professor de EBD, pois ele passar a tomar conhecimento de possíveis interpretações dadas para um mesmo texto. Cabe ao professor, apresentá-las, se necessário, porém, posicionando-se por aquela que ele considera mais próxima da linha dogmática seguida por sua Igreja.



OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA
“BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL”

1.1 JEREMIAS.
Deus chamou Jeremias para ser profeta do Reino Sul, i.e., Judá. Seu ministério abrangeu os últimos quarenta anos da nação, inclusive os dias que precederam a destruição de Jerusalém e a deportação do povo de Deus a Babilônia (627-586 a.C.). Ministrou durante os reinados de Josias, de Joacaz, de Jeoaquim, de Joaquim e de Zedequias. Durante esse período, a nação manteve-se rebelde contra Deus e confiava nas alianças políticas para conseguir livrar-se dos inimigos. Jeremias conclamou o povo a arrepender-se dos seus pecados e os advertiu que não escapariam do castigo por rejeitarem a Deus e à sua lei. Por causa da sua mensagem de julgamento e da sua devoção ao Senhor, Jeremias enfrentou muita oposição e sofrimento.

1.5 ANTES QUE EU TE FORMASSE... TE SANTIFIQUEI.
Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus; tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada pessoa. Seu alvo é que o crente viva segundo a sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso, de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimento; porém Deus sempre opera visando o· melhor para nós (ver Rm 8.28 nota).

1.8 NÃO TEMAS.
Jeremias ao iniciar seu ministério profético, era jovem. Ele hesitou e temeu ante a extraordinária missão de falar a Palavra do Senhor aos anciãos de Jerusalém (v. 7). Deus o assistiu com a promessa de que estaria com ele e lhe daria poder para cumprir sua chamada. Não importa qual a tarefa que você esteja executando para Deus, Ele sempre promete sua presença e ajuda constante, se você permanecer firme, com sua fé posta nEle.

1.9 AS MINHAS PALAVRAS NA TUA BOCA.
Deus garante a Jeremias que sua mensagem profética seria inspirada por Ele; as palavras do profeta seriam as palavras de Deus (cf. Rm 10.8). Convicto disso, Jeremias nunca usou de subterfúgio com a Palavra de Deus, nem a modificou (ver 37.16,17).

1.10 PARA ARRANCARES, E PARA DERRIBARES.
A mensagem de Jeremias continha partes ligadas a juízo e também de restauração, no entanto, por causa do período da história de Israel em que Jeremias profetizou, sua mensagem enfocava, em primeiro plano, o castigo e a condenação. A nação desviada, de Israel, tinha de ser derribada antes de Deus plantá-la e edificá-la de novo.

1.11 UMA VARA DE AMENDOEIRA.
Amendoeira é a primeira árvore que brota na primavera. Esta visão subentendia duas coisas:
(1) a palavra de Deus através de Jeremias cumprir-se-ia rapidamente, e
(2) o povo reconheceria que Deus estava em ação e controlando o curso da história, para cumprir os seus propósitos (cf. a vara de amendoeira de Arão, que brotou, Nm 17.1-10).

1.14 DO NORTE SE DESCOBRIRA O MAL.
Este versículo refere-se aos ataques de Babilônia contra Judá e o cerco de Jerusalém. Uma invasão maciça viria do Norte, porque o povo de Deus o abandonara, oferecia sacrifícios a outros deuses e adorava as obras das suas próprias mãos (v. 16).

1.18 EIS QUE TE PONHO... POR CIDADE FORTE, E POR COLUNA DE FERRO.
Embora Jeremias fosse um jovem moderado, Deus colocou "ferro" espiritual na sua personalidade, e assim fê-la o mais forte, destemido e corajoso de todos os profetas. Deus pode usar o crente muito além das suas potencialidades e talentos naturais.

1.19 PELEJARÃO CONTRA TI.
Jeremias foi avisado de que os reis de Judá, os funcionários do estado, os sacerdotes e até mesmo o povo comum, resistiriam a ele e à mensagem a que foi chamado a proclamar (v. 18). O profeta, porém, recebeu ânimo para falar com ousadia e firmeza de convicções. pois Deus prometera que estaria com ele; Deus lhe garantiu que seus inimigos não poderiam vencê-lo. Deus sempre fica ao lado dos seus servos fiéis que declaram a verdade divina àqueles que vivem distanciados de sua palavra e conformados com o mundo.

2.2 LEMBRO-ME DE TI.
No começo da história de Israel, o povo de Deus confiava nEle com profunda devoção. A comunhão com Deus era tão profunda que a nação era considerada a esposa do Senhor (cf. 3.14; 31.32; 15 54.5). Agora. porém, toda a casa de Israel tinha abandonado a Deus para seguir outros deuses (vv. 4,5,25)


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA
“BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA”

        1.1-19
Deus chama Jeremias para o seu ministério profético de anunciar o julgamento divino contra Judá, por causa da idolatria

1.1-3
Jeremias profetizou durante um período de quarenta anos, até ao exílio babilônico do povo de Judá. Durante esse período, a palavra do Senhor veio a ele por repetidas vezes (25.3).

1.1 sacerdotes que estavam em Anatote,
Anatote era uma cidade sacerdotal dos primeiros tempos (Js 21.17-18); cf. 11.21-23. Jeremias foi tanto um profeta quanto um sacerdote.

1.2 a ele veio a palavra do SENHOR.
Esta frase, com freqüência, abre livros proféticos (cf Os 1.1; Jl 1.1; Mq 1.1). As palavras registradas de Jeremias, portanto, são palavras de Deus.

Josias.
Ele foi um rei piedoso que efetuou uma grande reforma religiosa iniciada em 628 a.C. (2Rs 22; 23; 2Cr 34; 35); Jeremias o aprova (22.15-16), embora ele faça poucas referências específicas à reforma.

décimo terceiro ano.
Ou seja, 626 a.C.

1.5 eu te formasse... te conheci.
A criação e eleição de Jeremias, por parte de Deus, estão integradas (quanto ao verbo "conhecer" com o sentido de "escolher", ver Gn 18.19; Am 32). Essa separação antes do seu nascimento é a base da posição profética de Jeremias. Comparar também Moisés, cuja narrativa do nascimento (Êx 2) tem o mesmo significado, e Paulo (Gl 1.15).

às nações.
A mensagem de Jeremias endereça-se principalmente a Judá, mas ele também tem palavras de julgamento para outras nações (25.8-37; 46 - 51).

1.6 não sei falar.
Moisés fez um protesto semelhante (Êx 4.10).

criança.
Isso denota uma imaturidade que o desqualificava (1 Rs 37).

1.8 Não temas.
Esta garantia tem necessidade de ser repetida (10.5; 30.10; cf. Is 43.1; Lc 12.32).

eu sou contigo.
Estas palavras são a promessa essencial do Senhor ao seu povo (Êx 312; Is 7.14; Mt 1.23; 28.20).

1.9 tocou-me na boca.
Isso indica que Jeremias foi consagrado para falar as palavras do Senhor (Is 6.7).

tua boca as minhas palavras.
Ver Êx 4.15; 2Pe 1.21.

1.10 arrancares... plantares.
As figuras de linguagem salientam a mensagem de destruição entregue por Jeremias, ao mesmo tempo em que também prefiguram a reconstrução feita pelo Senhor. A narrativa do seu chamado prepara para o ministério do profeta em toda a sua variedade. A palavra de Deus realiza os propósitos divinos (Is 55.11).

1.11 palavra.
Este vocábulo também pode designar visões de revelação (Am 7.8)

O Chamado de Jeremias (1.9-10)
Quem?
O filho de Hilquias (1.1)
Onde?
Anote, em Benjamim (1.1)
Quando?
O reino de Josias, 626 a.C. (1.2)
Por quê?
Constituído um profeta para as nações (1.5)
Origem?
Antes do seu nascimento (1.5)
A resposta de Jeremias
“Não passo de uma criança” (1.6)
Deus corrige
“Eu sou contigo” (1.7-8)
Deus o capacita
Deu palavra de Poder (1.9-10)

O caráter dramático do chamado de Jeremias realça o princípio de que quando Deus chama alguém para uma missão, ele o prepara para isso. Como Jeremias, nós lista mos nossas fraquezas e limitações. Mas Deus nos promete sua presença, habilitando-nos. Como Jeremias, nós antevemos as dificuldades. Mas Deus promete nos libertar. Deus não nos chama para uma missão que não pretende nos ajudar a executar.


1.13-14 fogo... se derramará.
A segunda visão, como a primeira, afirma quão inevitável e iminente é o juízo contra Judá. O próprio Jeremias deve crer na mensagem, a fim de proclamá-la.

1.14 Norte.
Embora a Babilônia ficasse a leste, a sua rota de marcha os traria do Norte.

1.16 sentenças.
O julgamento é uma obra de Deus, em relação ao seu povo de aliança (11.2), segundo a qual ele implementa as maldições da aliança (Dt 28.15-68)

me deixaram a mim... deuses estranhos.
O pecado básico de Judá é a apostasia; a questão central no livro é a fidelidade a Deus.

queimaram incenso.
O incenso era usado na adoração pagã e também na adoração ao Senhor (7.9; 18.15; Êx 30.7-9).

obras das suas próprias mãos.
Uma polêmica irônica (Is 46.6).

1.17 cinge os lombos.
Ou seja, ajusta as vestes em preparação para a batalha ou outras atividades (1Rs 18.46; 1Pe 1.13).

1.18 reis... povo.
A acusação de Jeremias abrangerá toda a sociedade de Judá, do maior ao menor.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA
“BÍBLIA VIDA NOVA”

1.1 AnaToTe.
Modernamente Anata, a 4,5 quilômetros a nordeste de Jerusalém.

1.2 JosIas.
Governou de c. 639 a 609 a.C.; foi morto na batalha de Megido 609 a.C. por Faraó Neco.

1.3 Joaquim.
Primogênito de Josias. Reinou de 609 até 597 a.C. Undécimo de Zedequias 587 a.C. O exílio começou em 597 a.C. A primeira leva foi conduzida quando Nabucodonosor tomou Jerusalém e levou-a cativa para Babilônia. Mas a destruição final da cidade foi em 587 que é a data considerada do exílio. O ministério de Jeremias durou cerca de 40 anos.

1.4 Veio.
Literalmente “continuou a vir”.

1.5 criança.
No hebraico na'ar, que pode significar qualquer pessoa desde três meses até quarenta anos de idade. Jeremias tinha cerca de 24 anos quando iniciou seu ministério profético. A LXX traduz por “demasiado novo”.

1.7 A toDos.
Literalmente “em todos os casos”, ou seja, “em qualquer missão”.



1.11-12.
 Um trocadilho no hebraico, amendoeira, shaqed, velo, shoqed. A amendoeira é a árvore a florescer na primavera. A florescência aparece antes das folhas. O profeta frisa que Deus esta continuamente operando na história e nas pessoas, fazendo frutificar os seus planos.

1.13 Panela.
Um utensílio doméstico para cozer alimentos ou lavar roupas. Era levada à fervura, soprando-se o fogo.

1.13 Norte.
A região de onde vem as calamidades.

1.14 Do norte.
Era o caminho normal de qualquer invasão das grandes nações de então, a não ser o Egito, que viria do sul.

1.15 Todas as cidades.
Uma invasão completa da terra.

1.16 obras das próprias mãos.
Esta frase é comum na Bíblia para descrever a idolatria, e ao mesmo tempo comprovar suas bases falsas (Is 44:12-11). Aplica-se também aos que pensam salvar-se pelas suas próprias obras e virtudes, recusando, pois, a salvação gratuita de Jesus Cristo (Gl 3:6-14; 5:1-6).



1:17 Cinge.
Envolver ou enrolar com um cinto a longa e larga veste oriental, em preparação para uma ação enérgica ou grande conflito.

1.17 Espantes.
Ser abatido ou disperso pelo terror ou ansiedade.

1.18 por cidade... contra...
Seu ministério seria ao mesmo tempo ofensivo e defensivo.

Nota de homilética
Este capítulo nos ensina que é a vocação de Deus que forma um profeta e não a educação humana:
1) É Deus que o chama, v 5;
2) É Deus que inspira sua pregação, v 7;
3) É Deus que o protege, v 8;
4) É Deus que determina a forma da sua ação, v. 10.
Obedecer à vocação já traz consigo mesmo o poder para cumpri-la, mas desobedecer produza derrota total, v 17.


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA
“BÍBLIA DE JERUSALÉM”

1.1 ANATOT.
Hoje Anata, aldeia 6 km a nordeste de Jerusalém, para onde foi exilado, por Salomão, o sacerdote Abiatar (cf. 1 Rs 2.26).

1.2-3 Nos dias de Josias... Nos dias de Joaquim...
Os vv. 2-3 nos levam de 626 até julho de 587. Não incluem, pois, os caps. 40 a 44.

1.5 Eu te conheci.
"Conhecer", da parte do Senhor equivale a escolher e predestinar (Am 3,2; Rm 8,29). "Consagrar" indica mais uma separação para o ministério profético do que uma santificação interior.

1.12 vigiando.
O termo sheqed "amendoeira", que aguarda a primavera para florescer em primeiro lugar, evoca o vigilante (shôqed), o Deus sempre alerta.

1.13 a partir do norte.
Lit.: "sua face (a partir) do lado do norte". Pode-se também compreender "seu conteúdo (lit.: sua superfície) pende a partir do norte".




SEÇÃO III

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.




COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”

a) Elementos acerca do profeta (1:1-3)
A chamada de Jeremias baseou-se num profundo sentido da iniciativa de Deus, como se ele tivesse sido predestinado para o cargo de profeta desde que nasceu, antes, até, de concebido - um caso de determinismo espiritual. Os versículos 1 e 2 dão-nos pormenores referentes à descendência de Jeremias e data em que foi chamado.

1.1 Anatote.
A moderna Anata, alguns quatro quilômetros e meio para nordeste de Jerusalém.

1.2 No décimo terceiro anO do seu reinado.
Isto é, 626 a.C.

1.3 Até que Jerusalém foi levada em cativeiro.
Ou seja, no ano 586 a.C., quando Nabucodonosor destruiu a cidade. O ministério de Jeremias prolongou-se para além desta data e durou uns cinqüenta anos ao todo.

b) A consagração do profeta (1:4-10)

1.4 Assim veio a mim a palavra do Senhor.
Os versículos 3 e 4 sugerem que ela veio, não de uma forma súbita, mas sim de uma forma persistente (em hebraico way'hi, "continuou a vir").

1.5 Te santifiquei.
Ou separei. Não do ponto de vista ético, embora isso se seguisse naturalmente.

1.6-7 Eu te enviar... eu te mandar.
As ordens que recebeu eram igualmente claras. Existe nestes dois Versículos um contraste entre o recuo ante uma tarefa difícil e o insuflamento de inspiração para que ela fosse realizada.

1.6 eu sou uma criança.
Jeremias é o mais psicológico de todos os profetas. Protesta: Sou uma criança (Septuaginta, "demasiado novo"), dando a entender que a sua falta de capacidade era devida à sua juventude. Todavia, esta objeção é arredada no próprio momento em que é feita, e o futuro profeta sujeita-se com pleno consentimento da sua personalidade - atitude típica de Jeremias, para quem a vontade de Deus deve vir em primeiro lugar, logo que for conhecida.

1.9 Deus... tocou.
Nos lábios de Jeremias, tornando-o Seu mensageiro, com poder para destruir ou recriar. É esta a incumbência dupla que explica o que tão freqüentemente intrigou os comentadores de épocas transactas, a saber, o pessimismo e, paradoxalmente, a esperança de Jeremias. O seu pessimismo não brota de um sentimento de fatalidade, mas sim da catástrofe inevitável que se produzirá se houver um afastamento das veredas da fé e da fideli­dade. No entanto, mesmo que aconteça o pior, Jeremias sabe que o castigo de Deus não passa do prelúdio de um dia melhor. Como noutros profetas, a profecia era condicional; o castigo seria abolido se a nação se arrependesse da sua maldade.

c) A declaração feita ao profeta (1:11-16)
A chamada de Jeremias está imediatamente associada com duas visões que lhe podem ter sido concedidas para comprovar a sua vocação e dar-lhe coragem. A revelação autentica a missão que lhe é confiada. Através destas visões, Deus faz determinada declaração ao profeta e, através dele, ao povo.

1.11 amendoeira.
A visão revela ao leitor como Jeremias amava e compreendia a natureza sob o seu aspecto de agente revelador de Deus.

1.11 amendoeira.
Há aqui um trocadilho que gira em torno de duas palavras hebraicas: amendoeira (shaked) e "desperto" (shoked). A amendoeira é a primeira árvore a despertar na primavera; assim também Iavé desperta e Se ergue em castigo.

1.13 Uma panela a ferver.
Literalmente, uma panela sobre a qual alguém sopra - aliás, segundo outra tradução, um caldeirão, ou seja, uma vasilha utilizada para vários fins, como culinária, lavagens, etc. Aponta-se para a banda do norte, dando a entender que é daí que se deve esperar castigo. O texto é difícil, mas o sentido é bem claro.

1.14 se descobrirá.
Seguindo a versão da Septuaginta, "se soprará", dando a entender que Iavé transformará um povo setentrional em agente do Seu castigo. O motivo deste é a idolatria (16), que equivale a infidelidade e implica tensão entre dois amos, Baal contra Iavé.

d) A exortação ao profeta (1:17)
O desânimo de Jeremias (17) ao compenetrar-se do conteúdo daquela profecia é combatido pela ordem que recebe de não se atemorizar.

e) Consolação para o profeta (1:18,19)
Essa consolação é que Iavé estará com ele, tornando-o invencível (19).


COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
DE R. K. HARRISON, DA EDITORA MUNDO CRISTÃ – SÉRIE CULTURA BÍBLICA

PROFECIAS ENTRE 625 a.C. E O QUARTO ANO DE JEOAQUIM (1:1 - 20:18)

Jeremias é o mais notável profeta hebreu por causa da missão quase impossível que Deus lhe conferiu. Sua tarefa era tentar levar o povo de Judá a observar novamente a lei divina numa época em que este estava equilibrado sobre a beira do precipício da catástrofe nacional e espiritual. Durante muitos anos a influência do culto pagão dos cananitas tinha tido um efeito corruptivo sobre os judeus, como no século anterior sobre o reino do norte. À apostasia religiosa seguiu a decadência moral e social, e coube a Jeremias apresentar as exigências da aliança do Sinai sem medo, em uma tentativa desesperada de frear o curso que levava à destruição. Mas a nação era indiferente e rebelde, e Jeremias logo notou que tinha adquirido uma reputação de pessimista e casmurro. Ele foi rejeitado, odiado, perseguido até temido por causa da sua fidelidade à sua vocação, por parte dos que ele mais queria trazer de volta à espiritualidade que era objetivo da aliança. Uma missão profética como esta exigia um senso claro e contínuo de vocação, sustentado por coragem, fé e determinação. O primeiro capítulo descreve as circunstâncias da sua chamada para ser profeta.

1.1-19 Jeremias é chamado e comissionado

1.1-3 Título introdutório
As profecias começam geralmente com alguma indicação de autoria e data, para situar a mensagem de Deus historicamente.

1.1.
As profecias do livro são chamadas de “palavras”, mas este termo também pode ser traduzido por “assuntos”, “incidentes”, acontecimentos”, além de “palavras” ou “ditos”. A frase introdutória, assim, faz referência às profecias de Jeremias e aos eventos principais da sua carreira. O nome Jeremias pode significar “o Senhor exalta” ou “o Senhor estabelece”, e outras pessoas na Bíblia tiveram o mesmo nome (2Rs 23:31, Ne 10:2, 1Cr 5:24). O pai de Jeremias, Hilquias, fazia parte de uma família de sacerdotes, e pode ter ministrado no Templo depois da reforma de Josias em 621 a.C., mas não era o Hilquias que era sumo sacerdote de Josias (2Rs 22:4). Anatote, cidade natal de Jeremias, era situada perto da atual Anata, povoado a uns cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Ficava em território benjaminita, cedido aos levitas (Js 21:18), e foi habitada novamente depois do exílio.

1.2
Este versículo fixa o momento em que a palavra do Senhor se tornou pessoalmente importante a Jeremias. Quando menino pode ser que ele estivesse familiarizado com o ofício sacerdotal, mas não temos nenhuma evidência de que ele tenha sido sacerdote. Porém é possível que o que ele observou no culto durante sua juventude influenciou sua atitude em relação aos sacerdotes mais tarde. Sua vida e seus pensamentos foram moldados em grande parte por um conhecimento, desde menino, das profecias de profetas do oitavo século a.C., como Amós, Oséias, Isaías e Miquéias, e provavelmente também pela vida e ensinos de Elias e Eliseu. Oséias parece que prendeu especialmente a atenção do jovem Jeremias, com suas ilustrações vivas do amor de Deus por Israel desobediente. Em seus oráculos Jeremias usou mais tarde as figuras centenárias de Oséias que descreviam a apostasia de Israel como prostituição ou adultério. A data aproximada do chamado de Jeremias para o cargo profético é 627 a.C., décimo terceiro ano de Josias.

1.3
Josias reinou por mais dezesseis anos depois da vocação de Jeremias, e foi sucedido por Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Jeoacaz e Joaquim provavelmente foram omitidos neste versículo porque reinaram pouco tempo, somente alguns meses cada um. O exílio de Jerusalém ocorreu em 587 a.C., mas Jeremias continuou seu ministério profético ainda por mais algum tempo.

1.4-10 A vocação de Jeremias
Deus assegurou ao profeta que ele estava predestinado para sua tarefa, fator que foi a base da sua convicção inabalável de que sua missão era indubitavelmente de origem divina. Apesar desta certeza Jeremias precisou de constante apoio espiritual para poder proclamar a palavra de Deus a uma nação teimosa e rebelde. À medida que a profecia avança ficará evidente como Jeremias obteve suas forças da comunhão constante com Deus. Quanto mais perto do exílio, mais sua timidez inicial é substituída por coragem e franqueza para anunciar a palavra divina, o que mostra que ele cresceu em sabedoria e entendimento, como pessoa. Jeremias representa dramaticamente um servo que é fiel (cf. 1Co 4:2), e cuja fidelidade no fim recebe justiça (Mt 10:22). Neste sentido sua vida exemplifica a estabilidade e a constância que cada cristão deveria evidenciar (cf. Ef 6:13). Na provação é que a fé cresce.

1.4-5
Jeremias era “conhecido antes”, no melhor sentido paulino (cf. Rm 8:29-30). A imagem da santificação (IBB) é um paralelo da promessa feita a Zacarias, pai de João Batista (Lc 1:15). Não há nada de acaso na escolha de Jeremias como mensageiro divino para Israel. Desde a concepção até a consagração Deus tinha preparado cada etapa do processo, conhecendo todas as necessidades e sabendo como supri-las. Nestas circunstâncias Jeremias tinha pouca escolha, a não ser submeter-se à sua vocação. Os vasos que Deus escolhe às vezes levam muito tempo até estarem prontos, como no caso de Moisés, e surgem no momento estratégico; o exemplo mais notável disto é o próprio Cristo (Gl 4:4). A frase às nações evidencia a universalidade da profecia hebraica (cf. 25:15-29).

1.6-7
O jovem Jeremias protesta, alegando timidez e falta de experiência, mas sem resultado. Parece que seus conflitos emocionais se iniciam com sua vocação, e este versículo ilustra a tensão que surge entre a relutância em aceitar a tarefa confiada a ele e a declaração divina de que ele já foi equipado com as forças morais e espirituais necessárias. A palavra hebraica traduzida criança pode significar também “menino” (IBB) ou “adolescente” (Êx 2:6, 1Sm 4:21), e também “jovem” (Gn 14:24, 34:19), ou “rapaz”. Obviamente é este o sentido aqui.

1.8
Os servos de Deus recebem muitas vezes a ordem “não temas” na Escritura, inclusive Abraão (Gn 15:1), Moisés (Nm 21:34, Dt 3:2), Daniel (Dn 10:12, 19), Maria (Lc 1:30), Simão (Lc 5:10) e Paulo (At 27:24). O medo é uma das emoções que mais paralisa o ser humano, e somente pelo amor de Cristo pode ser expulso completamente (cf. 1Jo 4:18). Este versículo mostra que Deus sempre sustenta seus servos nas missões que lhes confere (cf. Êx 3:12). Jeremias não estará livre de oposição e até de perigo físico, porém sobreviverá em todas as dificuldades, porque Deus estará com ele para o fortalecer.

1.9-10
Tocando na boca do jovem profeta Deus está simbolizando a comunicação da mensagem divina. O incidente é semelhante ao da santificação de Isaías (Is 6:7). Depois de Jeremias sentir o toque da mão do Mestre ele estava pronto para começar seu ministério profético. Observe aqui que nunca há disparidade entre as palavras de Deus e as do homem Jeremias. A “palavra da fé” estava perto dele, em sua boca e no seu coração (Rm 10:8). Agora Deus pode proclamar sua vontade soberana às nações com Jeremias servindo de arauto. A tônica da maior parte da profecia recebe aqui uma ênfase decididamente negativa. Tudo o que está corrupto na nação tem de ser arrancado e derrubado, porque só depois disto é que Deus pode edificar e plantar de novo. Daí que a calamidade é inevitável, enquanto a nação persistir em caminhos pecaminosos. Entretanto o fato de Deus falar de renovação fornece razão para esperança de restauração no futuro. Isto é uma representação da vida espiritual, porque Deus tem primeiro de remover o pecado, antes de o pecador começar a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (Ef 4:15; 2Pe 3:18).
Este trecho retrata de uma maneira sensível e emocionante a intimidade que havia entre Deus e seu servo escolhido. Deus é revelado, como em outros trechos da Escritura, como divindade comunicante que respeita a individualidade humana, que fala ao povo em um nível próprio dele para que possa entender, e usa linguagem que não pode ser mal interpretada. Deus também está preparado para ouvir respostas inteligentes, explicações ou argumentos, quer sejam pronunciados na língua gaguejante de Moisés ou como as extensas queixas de Jó. Responder da maneira correta é o que importa depois que Deus falou, e Jeremias, mesmo sendo lento e com má vontade, nem por isto era deficiente a este respeito. A idéia de que sua existência era parte consciente do plano divino e não um acaso biológico deve lhe ter dado um sentido especial de destino. Isto por sua vez contribuiu para sua determinação em cumprir sua missão profética sem ligar para considerações pessoais.

1.11-16 Duas visões
Elas aconteceram logo no início do seu ministério, mas não é fácil dizer quando ou a que distância deste. É provável que haja um bom intervalo depois da vocação, mas em conjunto com esta ajudaram a conferir autenticidade à sua missão, diante de si mesmo e de outros. Dizendo “ver” o que Deus lhe tinha dito, o profeta podia mostrar que tinha experimentado a palavra divina neste estágio, como Amós (Am 1:1, 8:1s) e Isaías (Is 2:1).

1.11-12
A primeira visão faz uma associação positiva. Seu conteúdo é uma vara de amendoeira, a primeira árvore a florir na primavera. No TM (Texto Massorético) há um jogo de palavras (sãqed, “aquele que acorda”, e sõqed, “eu velo sobre”), que ilustra a prontidão com que Deus cumpre suas promessas. Assim como os primeiros botões da amendoeira anunciavam a primavera, a palavra pronunciada apontava para seu rápido cumprimento. Jeremias, como Amós, gostava muito da natureza (veja 2:10, 8:7, 12:8s, 14:4-6, etc), e sabia que ela podia funcionar como agente divino.

1.13
A segunda visão tinha um tom mais sinistro, e pode ter seguido a primeira depois de algumas semanas ou meses. O profeta novamente “vê” um objeto específico que tenciona transmitir um significado definido, mas seus detalhes só são esclarecidos mais tarde. A panela ao fogo ou “a ferver” (IBB – Versão da Imprensa Bíblica Brasileira) era um vaso grande usado para cozinhar ou lavar, colocado sobre brasas que o vento soprava. Sua boca se inclina do norte, literalmente, “sua face do norte”, indicando que seu conteúdo será derramado da Síria para a Palestina.

1.14-15
Jeremias faz sua primeira afirmação profética do desastre iminente. Sua dura advertência de que ele viria da direção norte deixa seus ouvintes imediatamente apreensivos quanto à situação política da Assíria. Assurbanipal, o último grande rei assírio, morreu por volta da data em que Jeremias foi vocacionado (veja introdução do Livro de Jeremias na seção Artigos [artigo – 01]) e, no espaço de urna década, o império que tinha aterrorizado o Oriente Próximo estava à beira da dissolução. Para Judá, que era um estado-tampão entre o Egito e os poderes do norte, o futuro não prometia nada de bom. Na profecia Deus afirmara que estava reunindo as potestades do norte para usá-las em seu julgamento. Sem contar as incursões egípcias os hebreus estavam acostumados com a idéia de que o desastre lhes sobrevinha do norte; nesta vívida predição Jeremias estava afirmando que cada um dos reis porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e de outras cidades fortificadas de Judá. Isto pode se referir à invasão dos citas, porém parece mais provável que a alusão ao cerco de Jerusalém prevê os futuros ataques dos babilônios.

1.16
Estes conquistadores são instrumentos divinos, executando a sentença de Deus contra os judeus por seu crime de seguir deuses pagãos e não os ideais da aliança do Sinai O verbo qtr (queimar incenso) é usado em outras passagens para queimar a gordura dos sacrifícios (1Sm 2:16, Sl 66:15), bolos (Am 4:5) ou incenso. As tensões do sincretismo entre o culto a Baal e o monoteísmo israelita chegaram agora ao clímax. Jeremias acusa os que se curvam diante da obra das suas mãos, como outros profetas pré-exílicos (Is 46:6s). A idolatria nada mais é do que urna atitude de alguém que está conformado a este mundo (Rm 12:2), e Jeremias deixa claro, como também Cristo mais tarde, que é impossível servir a Deus e a Mamom (Mt 6:24 IBB, Lc 16:13).

1.17-19 Exortação e promessa
A apreensão que o profeta sentia é anulada por urna ordem direta de não ter medo, semelhante à mesma ordem dada a Josué (Dt 31:6-8, Js 1:6-9). Se Jeremias perder sua coragem, Deus o destruirá por sua falta de fé e desobediência, porque nele como no cristão tudo que não vem da fé é pecado (Rm 14:23). Com todos contra ele Deus estará ao seu lado, fazendo-o invencível. O cristão recebe a ordem de permanecer firme exatamente da mesma maneira (Ef 6:14), para que seja um servo fiel e confiável a qualquer hora.

1.18
A figura do reforço de estruturas é aplicada à posição moral e espiritual que Jeremias tem de tomar. A presença prometida de Deus (1:8) lhe dá a certeza de que ele será invencível como uma fortaleza, forte como uma coluna de ferro (cf. Jz 16:29) e resistente aos ataques como muros de bronze. O cristão também precisa ter qualidades como estas, se quiser resistir com sucesso aos ataques do diabo. O povo da terra (IBB), 'am hã'ãre , no TM, é, provavelmente, os proprietários de terras e não tanto o povo em geral, como em outros casos.

1.19
Esta é uma das promessas mais ricas que Deus faz aos seus servos. Ela mostra como a vitória espiritual vem de Deus e não do homem, e encoraja o crente que enfrenta lutas a olhar com firmeza para o autor e consumador da fé que os santos têm (Hb 12:2). Lança também alguma luz sobre as implicações da conversão espiritual para a personalidade do indivíduo. Como no versículo 17, Jeremias é advertido que se ele alegar defeitos pessoais como desculpa por não ter cumprido sua tarefa de maneira adequada, ele cairia em desgraça diante de Deus por causa destas fraquezas. Como vocacionado e santificado, Deus lhe assegura que seu testemunho não será prejudicado por nenhuma conseqüência negativa da inaptidão natural. Quando alguém aceita a Cristo pela fé, torna-se uma nova criatura (2Co 5:17), e pela santificação do Espírito Santo cresce em direção à maturidade em Cristo (Ef 4:13-15). A transformação da personalidade pelo renascimento espiritual e pela renovação constante (Rm 12:2) é obrigatória para obter a salvação eterna. A expiação de Cristo quer nos salvar tanto de nós mesmos como do pecado (Gl 2:20).

 

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