Lição 4 - CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR - 25/04/10

| |


Chorando aos pés do Senhor

Lição – 3 (CPAD)
25 de abril de 2010
2° trimestre



Caro professor de EBD.
Se sua Igreja adota as revistas da CPAD, desejamos que o conteúdo disponibilizado neste blog, possa auxiliá-lo no preparo de sua aula.
É um blog recém-criado, e que gradativamente, seu conteúdo será enriquecido, para que possa tornar-se uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores de Escolas Bíblias Dominicais ou Sabatinais, no Brasil e em outros países cuja trabalho missionário adotam as revistas da CPAD.
Em mais de trinta anos participando ativamente em todas as esferas da EBD, pude observar que noventa e cinco por cento dos professores tinham dificuldades no preparo de suas aulas por não disporem de conteúdos paralelos de pesquisa, tais como: Dicionários, Enciclopédias, Bíblias Comentadas, livros de Comentários Bíblicos, livros de Teologia Sistemática ou mesmo livros que comentam o texto bíblico com base nos princípios hermenêuticos e exegéticos.
O professor de EBD deve, em uma atitude ativa, dinâmica e progressiva, desenvolver o hábito de leitura.
E isso não restringe somente a leitura da Bíblia. Um bom professor de EBD deve, gradativamente, ir compondo sua biblioteca com os tipos de livros citados acima, bem como, livros nas áreas de: liderança, comportamento, relacionamentos, literatura romanesca (nacionais e estrangeiras), psicologia, ciência, história e geografia etc.
Nenhum professor deve exigir, de si mesmo, o domínio total nessas áreas do conhecimento. Basta tão somente conhecê-las, e isso, só se consegue por meio de leitura. Pois quando somadas ao conhecimento provindo do estuda da Bíblia, o Espírito Santo, proporcionará aos seus alunos uma aula enriquecedora, que irá ajudá-los nas transformações do cotidiano de suas vidas.
Nossa intenção não é preparar um modelo ou modelos de aula para serem usados, nem tão pouco, produzir o desenvolvimento do conteúdo da lição tópico por tópico, como são apresentados em todos os blogs e sites, dos mais aos menos renomados, que intencionam ajudar o professor de EBD. Ingenuamente, esses modelos de aula cria um engessamento intelectual no professor, pois o mesmo fica limitado ao que lhe foi apresentado como “excelência de aula”.
Nosso propósito maior é disponibilizar partes de textos, devidamente identificada sua autoria, para que o professor, com base nesses conteúdos, que talvez não tenha acesso por não possuir tais livros, possa, ele mesmo, preparar sua aula.
Com o EBD WEB MASTER o professor fundamentará melhor a sua aula ao contextualizar o que esta sendo tomado como tema da lição, com os artigos disponibilizados no EBD WEB MASTER e com a aplicação da transversalidade que está sendo dada à passagem bíblica.
Nosso blog se tornará a maior biblioteca virtual de pesquisa para lições da EBD. Com essa iniciativa estamos dando início a um trabalho pioneiro nessa área.
O professor verá, que ao final de um ano, após ter adotado o EBD WEB MASTER como ferramenta principal de auxílio no preparo de suas aulas, o quanto foi útil no crescimento pessoal, de sua classe, e por extensão, também de sua Igreja.
Esse blog crescerá de forma contínua, porém gradativa. Nosso objetivo maior é poder, o mais que possível, disponibilizar artigos que sirvam de auxílio ao professor.
Escreva para nós. Envie sugestões, comentários e críticas. Estamos aberto ao diálogo.

Ore e divulgue essa iniciativa.

Kemuel Carvalho
Professor de EBD



SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você.  




SEÇÃO I

Nessa Seção, para uma melhor compreensão do texto bíblico, e para elucidação de possíveis dificuldades, que por ventura, o professor venha a encontrar no campo semântico ou lingüístico do texto bíblico encontrado na LEITURA BÍBLICA, apresentaremos o mesmo texto, nas quatro versões mais usadas no meio cristão, que são: Versão Revista e Corrigida (ARC), Versão Revista e Atualizada (ARA), Versão Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) e a Nova Versão Internacional (NVI).
O professor verá o quanto a leitura paralela desses textos irá proporcionar uma melhor compreensão do que esta sendo comentado nos tópicos da lição.



LEITURA BÍBLICA
Revista: Jeremias 9.1-3, 5-9
Estudo:  Jeremias 9.1-26


OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.



Versão Revista e Corrigida – ARC

1     Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2     Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de aleivosos;
3     e estendem a língua, como se fosse o seu arco para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e a mim me não conhecem, diz o SENHOR.
4     Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.
5     E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em obrar perversamente.
6     A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR.
7     Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; por que, de que outra maneira procederia com a filha do meu povo?
8     Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior arma-lhe ciladas.
9     Porventura, por estas coisas não os visitaria? --diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta?
10   Pelos montes levantarei choro e pranto e pelas pastagens do deserto, lamentação; porque já estão queimadas, e ninguém passa por elas; nem já se ouve mugido de gado; desde as aves dos céus até aos animais, andaram vagueando e fugiram.
11   E farei de Jerusalém montões de pedras, morada de dragões, e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas.
12   Quem é o homem sábio, que entenda isso? E a quem falou a boca do SENHOR, para que o possa anunciar? Por que razão pereceu a terra e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela?
13   E disse o SENHOR: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela.
14   Antes, andaram após o propósito do seu coração e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
15   Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer alosna a este povo e lhe darei a beber água de fel.
16   E os espalharei entre nações que não conheceram, nem eles nem seus pais, e mandarei a espada após eles, até que venha a consumi-los.
17   Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai e chamai carpideiras, para que venham; e mandai procurar mulheres sábias, para que venham também.
18   E se apressem e levantem o seu lamento sobre nós; e desfaçam-se os nossos olhos em lágrimas, e as nossas pálpebras destilem águas.
19   Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas.
20   Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do SENHOR, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai o pranto a vossas filhas, e cada uma, à sua companheira, a lamentação.
21   Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças.
22   Fala: Assim diz o SENHOR: Até os cadáveres dos homens jazerão como esterco sobre a face do campo e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha.
23   Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas.
24   Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
25   Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que visitarei a todo circuncidado com o incircunciso.
26   Ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos do seu cabelo, que habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.


Versão Revista e Atualizada – ARA

1     Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2     Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores;
3     curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não me conhecem, diz o SENHOR.
4     Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.
5     Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade.
6     Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR.
7     Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os acrisolarei e os provarei; porque de que outra maneira procederia eu com a filha do meu povo?
8     Flecha mortífera é a língua deles; falam engano; com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas.
9     Acaso, por estas coisas não os castigaria? --diz o SENHOR; ou não me vingaria eu de nação tal como esta?
10   Pelos montes levantarei choro e pranto e pelas pastagens do deserto, lamentação; porque já estão queimadas, e ninguém passa por elas; já não se ouve ali o mugido de gado; tanto as aves dos céus como os animais fugiram e se foram.
11   Farei de Jerusalém montões de ruínas, morada de chacais; e das cidades de Judá farei uma assolação, de sorte que fiquem desabitadas.
12   Quem é o homem sábio, que entenda isto, e a quem falou a boca do SENHOR, homem que possa explicar por que razão pereceu a terra e se queimou como deserto, de sorte que ninguém passa por ela?
13   Respondeu o SENHOR: Porque deixaram a minha lei, que pus perante eles, e não deram ouvidos ao que eu disse, nem andaram nela.
14   Antes, andaram na dureza do seu coração e seguiram os baalins, como lhes ensinaram os seus pais.
15   Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que alimentarei este povo com absinto e lhe darei a beber água venenosa.
16   Espalhá-los-ei entre nações que nem eles nem seus pais conheceram; e enviarei a espada após eles, até que eu venha a consumi-los.
17   Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai e chamai carpideiras, para que venham; mandai procurar mulheres hábeis, para que venham.
18   Apressem-se e levantem sobre nós o seu lamento, para que os nossos olhos se desfaçam em lágrimas, e as nossas pálpebras destilem água.
19   Porque uma voz de pranto se ouve de Sião: Como estamos arruinados! Estamos sobremodo envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas.
20   Ouvi, pois, vós, mulheres, a palavra do SENHOR, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; ensinai o pranto a vossas filhas; e, cada uma à sua companheira, a lamentação.
21   Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças e os jovens, das praças.
22   Fala: Assim diz o SENHOR: Os cadáveres dos homens jazerão como esterco sobre o campo e cairão como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha.
23   Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24   mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
25   Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos:
26   ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.


Nova Versão Internacional – NVI

1     Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.
2     Ah, se houvesse um alojamento para mim no deserto, para que eu pudesse deixar o meu povo e afastar-me dele. São todos adúlteros, um bando de traidores!
3     “A língua deles é como um arco pronto para atirar.É a falsidade, não a verdade, que prevalece nesta terra.a Eles vão de um crime a outro; eles não me reconhecem”,declara o Senhor.
4     “Cuidado com os seus amigos,não confie em seus parentes.Porque cada parente é um enganador,e cada amigo um caluniador.
5     Amigo engana amigo,ninguém fala a verdade.Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem.c
6     De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.
7     Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?
8     A língua deles é uma flecha mortal; eles falam traiçoeiramente. Cada um mostra-se cordial com o seu próximo, mas no íntimo lhe prepara uma armadilha.
9     Deixarei eu de castigá-los?”, pergunta o Senhor. “Não me vingarei de uma nação como essa?”
10   Chorarei, prantearei e me lamentarei pelos montes por causa das pastagens da estepe; pois estão abandonadas e ninguém mais as percorre. Não se ouve o mugir do gado; tanto as aves como os animais fugiram.
11   “Farei de Jerusalém um amontoado de ruínas, uma habitação de chacais. Devastarei as cidades de Judá até não restar nenhum morador.”
12   Quem é bastante sábio para compreender isso? Quem foi instruído pelo Senhor, que possa explicá-lo? Por que a terra está arruinada e devastada como um deserto pelo qual ninguém passa?
13   O Senhor disse: “Foi porque abandonaram a minha lei, que estabeleci diante deles; não me obedeceram nem seguiram a minha lei.
14   Em vez disso, seguiram a dureza de seus próprios corações, indo atrás dos baalins, como os seus antepassados lhes ensinaram”.
15   Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vejam! Farei este povo comer comida amarga e beber água envenenada.
16   Eu os espalharei entre nações que nem eles nem os seus antepassados conheceram; e enviarei contra eles a espada até exterminá-los”.
17   Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Considerem: Chamem as pranteadoras profissionais; mandem chamar as mais hábeis entre elas.
18   Venham elas depressa e lamentem por nós, até que os nossos olhos transbordem de lágrimas e águas corram de nossas pálpebras.
19   O som de lamento se ouve desde Sião:‘Como estamos arruinados! Como é grande a nossa humilhação! Deixamos a nossa terra porque as nossas casas estão em ruínas’ ”.
20   Ó mulheres, ouçam agora a palavra do Senhor; abram os ouvidos às palavras de sua boca.Ensinem suas filhas a lamentar-se;ensinem umas as outras a prantear.
21   A morte subiu e penetrou pelas nossas janelas e invadiu as nossas fortalezas, eliminando das ruas as crianças e das praças, os rapazes.
22   “Diga: Assim declara o Senhor:“ Cadáveres ficarão estirados como esterco em campo aberto, como o trigo deixado para trás pelo ceifeiro, sem que ninguém o ajunte.”
23   Assim diz o Senhor:“Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,
24   mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade,com justiça e com retidão sobre a terra,pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.
25   “Vêm chegando os dias”, declara o Senhor, “em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,
26   como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeçad e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinadoe.”


Versão Linguagem de Hoje – BLH

1      (8-23) Eu gostaria que a minha cabeça fosse como um poço de água e que os meus olhos fossem como uma fonte de lágrimas, para que eu pudesse chorar dia e noite pela minha gente que foi morta.
2      (9 -1) Eu gostaria de ter um lugar para ficar no deserto, onde pudesse estar longe do meu povo. Todos eles são adúlteros, são um bando de traidores.
3      (9 -2) Estão sempre prontos para contar mentiras. O que manda na terra é a desonestidade, e não a verdade. O Deus Eterno diz: "O meu povo faz maldade em cima de maldade e não quer saber de mim."
4      (9 -3) Cada um precisa estar prevenido contra o seu amigo, e ninguém pode confiar no próprio irmão porque todo irmão é tão falso como Jacó. Todos andam caluniando os seus amigos.
5      (9 -4) Todos eles enganam os seus conhecidos, e ninguém fala a verdade. Eles ensinaram a sua língua a mentir; pecam e não abandonam a sua vida de pecado.
6      (9 -5) Fazem uma violência atrás da outra e tapeação em cima de tapeação. Deus diz que este povo não quer aceitá-lo.
7       (9 -6) Por causa disso, o Eterno, o Todo-Poderoso, diz: "Vou purificar o meu povo como se faz com o metal; eu o farei passar por uma prova. O meu povo fez o mal – o que é que eu posso fazer com ele?
8      (9 -7) A sua língua é como uma flecha envenenada, e a sua boca fala mentiras. Cada um diz palavras amáveis ao seu vizinho, mas na verdade está preparando uma armadilha para ele.
9      (9 -8) Será que eu não devo castigá-los por causa dessas coisas? Não devo me vingar de uma nação como esta? Eu, o Deus Eterno, falei."
10   (9 -9) Eu, Jeremias, disse: "Vou chorar por causa das montanhas, vou lamentar porque as pastagens estão secas, e ninguém passa por elas. Não se ouve mais o mugido do gado; as aves e os animais selvagens fugiram e foram embora."
11   (9-10) Deus disse: "Vou fazer Jerusalém virar um montão de pedras, um lugar onde moram lobos. E as cidades de Judá se transformarão num deserto onde ninguém mora."
12   (9-11) Eu perguntei: -Ó Deus Eterno, por que a nossa terra está em ruínas? Por que está seca como um deserto, tão seca, que ninguém passa por ela? Quem é bastante inteligente para entender isso? Será que explicaste essas coisas a alguém, para que essa pessoa possa explicar aos outros?
13   (9-12) E o Eterno respondeu: -Isso aconteceu porque o meu povo abandonou os ensinamentos que eu lhe dei. Eles não me obedeceram, nem fizeram o que mandei.
14   (9-13) Pelo contrário, foram teimosos e adoraram as imagens do deus Baal, como os pais deles ensinaram.
15   (9-14) Agora, escute o que eu, o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus de Israel, vou fazer. Darei ao meu povo plantas amargas para comer e água envenenada para beber.
16   (9-15) Espalharei o meu povo pelo meio de nações que nem eles nem os seus antepassados sabiam que existiam. Mandarei exércitos contra o meu povo, até que seja completamente destruído.
17   (9-16) O Eterno, o Todo-Poderoso, disse: "Atenção! Chamem mulheres que são pagas para chorar, mulheres que saibam cantar músicas tristes."
18   (9-17) O povo disse: "Que elas venham depressa e cantem uma canção triste para nós para que os nossos olhos se encham de lágrimas e fiquem molhados de tanto chorar!"
19   (9-18) Ouçam o povo de Sião chorando e dizendo: "Estamos perdidos! Estamos muito envergonhados! As nossas casas foram derrubadas, e temos de deixar a nossa terra."
20   (9-19) Eu disse: "Mulheres, ouçam o que o Deus Eterno disse e dêem atenção às suas palavras. Ensinem as suas filhas a chorar; ensinem as suas amigas a cantar canções tristes.
21   (9-20) A morte subiu pelas nossas janelas e entrou nos nossos palácios. Acabou com as crianças nas ruas e com os moços nas praças dos mercados.
22   (9-21) Os corpos dos mortos cairão, serão como esterco espalhado nos campos, como espigas cortadas e caídas das mãos dos que fazem a colheita, espigas que ninguém recolhe. Isso é o que Deus me mandou dizer."
23   (9-22) O Eterno disse: -O sábio não deve se orgulhar da sua sabedoria, nem o forte, da sua força, nem o rico, da sua riqueza.
24   (9-23) Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o Eterno, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o Deus Eterno, falei.
25   (25-26) (24-25) O Eterno disse ainda: -Está chegando o tempo em que vou castigar o povo do Egito, de Judá, de Edom, de Amom, de Moabe e todos os que vivem no deserto e costumam cortar o cabelo bem curto. Todos esses povos são circuncidados, mas não têm guardado a aliança, que foi selada pela circuncisão. Todos esses povos e todo o povo de Israel não têm guardado a aliança que fizeram comigo.
26   (25-26) (24-25) O Eterno disse ainda: -Está chegando o tempo em que vou castigar o povo do Egito, de Judá, de Edom, de Amom, de Moabe e todos os que vivem no deserto e costumam cortar o cabelo bem curto. Todos esses povos são circuncidados, mas não têm guardado a aliança, que foi selada pela circuncisão. Todos esses povos e todo o povo de Israel não têm guardado a aliança que fizeram comigo.



OBSERVAÇÃO:
Na seção Artigos disponibilizamos alguns artigos de aspecto introdutório ou mesmo geral do Livro de Jeremias. É importante a leitura desses artigos para que o professor tenha uma visão panorâmica
dos aspectos que envolve todo o conteúdo do livro.





SEÇÃO II

Nessa Seção, apresentamos alguns comentários bíblicos extraídos de Enciclopédias de Comentários Bíblicos e Livros especializados nas áreas de hermenêutica e exegese bíblica.
A leitura do conteúdo aqui apresentado proporcionará ao professor de EBD, a imersão na riqueza dos conhecimentos apresentados por seus autores, quando trata do contexto do texto, ou das especificidades de uma expressão ou palavra.




COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DA ENCICLOPÉDIA
O NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA”


O coração doente

O sentimento (9:2-8) muda agora de piedade avassaladora para uma amargura compreensível. O povo é uma raça de traidores e, se a sua fidelidade lho consentisse, Jeremias abandoná-lo-ia por completo. Além disso, toda aquela corrupção acarretaria como santa reação o castigo de Deus. Volta a ouvir-se o cântico de lamento da seu coração (9-11). Os versículos 12 a 15 ensinam-nos novamente qual é a colheita resultante da infidelidade e da falta de adoração.

9.13 Nem andaram nela
Isto refere-se, não à voz de Deus, mas à Sua Lei, ambas mencionadas neste versículo.

9.15 Alosna... água de fel
Duas coisas que aparecem sempre juntas e que, como metáforas, representam qualquer experiência desagradável. O povo será sujeito ao sofrimento mais amargo.

Provavelmente os versículos 16 a 21 revelam outro elemento na tristeza do profeta – um laivo de ironia no tocante às carpideiras profissionais. De que valem essas mulheres (compare-se com II Cr 35:25; Mat. 9:23) quando a morte (personificada) entra pela janela? O único descanso que o coração de Jeremias pode conhecer baseia-se no fato de, para além da sabedoria ou da força, se encontrarem a misericórdia, justiça e retidão de Deus (23,24), coisas estas que são o Seu deleite.

9.19 Eles transtornaram as nossas moradas
Compare-se com II Reis 25:9.

9.22,23 Fala... Assim diz o Senhor
Este oráculo parece isolado onde se encontra, mas revela o caráter incisivo da mensagem moral de Jeremias. Embora circunciso, Judá é deficiente em dedicação íntima, pelo que se encontra sujeito ao castigo de ser tão pagão e tão exposto à punição como as nações que o cercam. O ritual pode ser perfeito e, no entanto, não evitar a condenação ética. Esta passagem antecipa o ensino de Paulo sobre a distinção entre a circuncisão da carne e a do coração.

9.26 Todos os que cortam os cantos do seu cabelo
O texto parece referir-se ao costume de certas tribos árabes, que cortavam o cabelo em forma circular, em honra de Daco (Heródoto 3:18), hábito este proibido em Lev. 19:27.



COMENTÁRIO, EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA, DO LIVRO
“JEREMIAS E LAMENTAÇÕES – INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO”
DE R. K. HARRISON, DA EDITORA MUNDO CRISTÃ – SÉRIE CULTURA BÍBLICA


Corrupção e ruína de Judá (9.1-26)

Jeremias faz uma lista dos pecados do seu povo, numa passagem muito comovente, e chora a destruição que virá inevitavelmente, por causa da apostasia continuada.

9.2-3
Jeremias passa da figura de alguém que chora sem parar como uma fonte perene para uma pessoa ansiosa para escapar à corrupção. Para ele é preferível viver no deserto a ver as coisas degradantes que acontecem na cidade. O hebraico do v. 3 (TM v. 2) está mal traduzido em nossas versões, e poderia soar assim: Como um arco eles curvam a sua língua; falsidade é o seu arco. Eles foram bem sucedidos na terra, mas não no interesse da verdade. Vão de um mal a outro... O pecado de Judá provém de um desprezo proposital de Deus (cf Jz 2:10, Os 4:1).

9.4-7
Vendo como Judá era traiçoeiro e infiel para com Deus, Jeremias compreendeu que cada um era Jacó (enganador). As palavras ‘āqōb yā’ qōb (não faz mais do que enganar) são um trocadilho com o nome de Jacó (Gn 27:36). Mentira, engano, traição, adultério e idolatria eram pecados cotidianos em Judá, e o povo literalmente tinha se cansado de praticar o mal. Continuavam rejeitando o Deus que se tinha revelado na história, e tinham de ser punidos por terem traído o amor da aliança. Deus não tinha escolha: tinha de fazer seu povo passar pela prova do sofrimento.

9.8-11
A calamidade de uma nação apóstata que caminha diretamente para a destruição provoca fortes emoções em Jeremias. Ele descreve a destruição de Judá em cores vivas, retratando as pastagens do deserto assoladas, onde antes o gado pastava normalmente (Êx 3:1), e por onde vagavam aves e animais (cf 4:25). Em breve somente chacais habitariam nas ruínas (cf 10:22, 49:33, 51:37). A cena nos lembra Jesus lamentando o destino de Jerusalém, alguns séculos mais tarde (Mt 24:1-28, Mc 13:1-23, Lc 21:5-24); as causas espirituais da destruição ainda eram as mesmas.

9.12-16
O lamento e o vôo dos pássaros sem dúvida seriam palavra suficiente para o sábio, mas o povo é tão cabeçudo e ansioso por viver segundo os costumes pagãos, e não segundo o padrão da aliança, que esta mesma teimosia os lançará na ruína. A opinião geral sobre os deuses canaanitas é que eles eram governados por El e sua esposa Aserá. Filho mitológico destes dois era Baal, o deus da fertilidade, uma divindade cósmica que em alguns textos ugaríticos aparece como o maior deus do panteão canaanita. Este culto lascivo com suas orgias tinha atraído muitas gerações de israelitas. Agora Jeremias aponta o dedo para a maldade dos pais que encorajaram seus filhos a pecar; o resultado final é castigo (Êx 20:5), descrito aqui figuradamente por absinto e água venenosa. O salário do pecado sempre é a morte (Rm 6:23).

9.17-22
Jeremias toca uma corda sensível comparando a morte com um ceifeiro horrível. Lamentando a destruição de Jerusalém ele intensifica o quadro da desolação chamando as carpideiras profissionais (17), para que chorem bem alto. Estas pessoas geralmente seguiam atrás do caixão, em um funeral, lamentando a alta voz o passamento do defunto (cf Mt 9:23). Agora experimentarão o real significado do luto pessoal, porque a morte viera reclamar suas vítimas em Judá sem respeitar idade ou sexo. A alusão pode ser a uma epidemia, que facilmente surgia num cerco, mas isto é, no mínimo, incerto em uma passagem poética. A LXX omite as primeiras palavras do v. 22.

9.23-26
Nesta situação de crise, o único descanso do sábio é conhecer a misericórdia (µese¼) e a justiça de Deus (cf 1° Co 1:31, 2º Co 10:17). ese¼ é usado geralmente no Antigo Testamento para o amor da aliança (benevolência, amor constante, devoção fiel), pois Deus está dando ênfase em sua firmeza moral, contrastando-a com a infidelidade do seu povo. Em um adendo Jeremias afirma que os judeus, mesmo circuncidados no corpo, não tinham se dedicado interiormente aos ideais espirituais do Sinai, procurando o prazer em vez de glorificar a Deus em corpo e espírito (1º Co 6:20), de forma que não eram melhores que seus vizinhos pagãos. Só poderiam esperar punição. O grupo de nações mencionado, possivelmente, formou uma aliança contra a Babilônia, sob a liderança do Egito. Cortar o cabelo nas têmporas (49:32) era proibido pela lei (Lv 19:27); a referência pode ser a algumas tribos árabes que faziam isto para honrar a Baco (Heródoto iii. 18).




SE VOCÊ GOSTOU DESSA METODOLOGIA,
DIVULGUE ESTE BLOG EM SUA IGREJA.

Envie-nos seu nome, e-mail, igreja, cidade e estado
para o e-mail (ebdwebmaster@hotmail.com) para que tão
logo postemos o conteúdo, possamos informar para você. 

0 comentários:

Postar um comentário